Centro Paula Souza adota TCC para os cursos técnicos

A novidade faz parte do plano curricular de algumas unidades desde o início do ano

seg, 23/07/2007 - 12h20 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza vai implantar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nos cursos técnicos ministrados nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). O objetivo é articular e integrar os componentes curriculares com experiências cotidianas, vivências profissionais e avanços do setor produtivo.

A novidade faz parte do plano curricular de algumas unidades desde o início do ano e começa a ser desenvolvida nas salas de aula a partir do 2º módulo de cada curso, em agosto.

O TCC vai envolver uma pesquisa empírica (entrevistas ou visitas técnicas, por exemplo) e bibliográfica para dar base prática e teórica ao desenvolvimento do trabalho.

Para a responsável pelo projeto, Ivone Ramos, uma das características mais importantes do TCC é a interdisciplinaridade. “Alunos de Administração vão poder apresentar uma análise de mercado, os de Mecânica, um protótipo com manual de instruções. Haverá uma disciplina essencial para cada trabalho, mas todas as outras agregarão conhecimento complementar”.

A partir do 2º semestre de 2007, o projeto será iniciado nos 2º e 3º módulos dos cursos de Marketing e Vendas, Design Gráfico, Turismo, Design de Interiores, Telecomunicações, Mecânica e Saneamento. A previsão é que até o final de 2008, todos os demais estejam adequados.

Cerca de cem professores já foram capacitados para implantar o TCC nas Etecs. Está em elaboração um projeto para implantação também no Ensino Médio.

Do Centro Paula Souza