Centro Maria Antonia promove cursos sobre MPB, Drummond e saúde corporal

Cada uma das três atividades tem 80 vagas

qua, 28/03/2007 - 12h41 | Do Portal do Governo

Música popular brasileira, poesia de Carlos Drummond de Andrade e linguagem corporal são os temas dos cursos de abril do Centro Universitário Maria Antonia, da USP. A inscrição para cada uma das três atividades custa R$ 150. Há 80 vagas por curso.

Do pregão ao rap: formas da canção popular no Brasil é o nome do curso que o jornalista e músico Walter Garcia oferecerá de 3 a 24 de abril, sempre às terças-feiras, das 20 às 22 horas.

A audição crítica abordará a produção musical de Dorival Caymmi, João Gilberto, Chico Buarque e Racionais MC’s, para que o público compreenda os momentos decisivos na história da canção popular e comercial brasileira. Esses fatores serão relacionados ao processo cultural do País.

O programa do curso é o seguinte: Dorival Caymmi – tradição oral e vestígios coloniais no mercado incipiente de samba (dia 3); João Gilberto – a modernização à brasileira e a contradição sem conflitos da bossa (dia 10); Chico Buarque: a consolidação do mercado fonográfico hegemônico, a utopia cordial da MPB e sua ruína (dia 17); Racionais MC’s: o mercado alternativo do hip hop, a violência da sociedade contemporânea e o revide do rap (dia 24).

Walter Garcia é músico, jornalista, doutor em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), professor da PUC-SP, autor de Bim Bom: a contradição sem conflitos de João Gilberto (Paz e Terra, 1999).

Corpo – O Centro Maria Antonia recebe Ivaldo Bertazzo, Inês Bogéa e Maria Antonia Carneiro da Cunha, entre os dias 12 e 26 de abril, às quintas-feiras, das 20 às 22h30, para analisarem detalhadamente o tema Habitar seu corpo.

Explorando diferentes formas da conquista da saúde corporal, Ivaldo Bertazzo trata das diferenças de comportamento dos anos 70 aos dias de hoje. Maria Antonia Carneiro da Cunha aborda técnicas diversas de fisioterapia e ginástica corretiva. Inês Bogéa conclui o curso para destacar os mais de 30 anos da trajetória de Bertazzo, cujo trabalho abrange com o intercâmbio de linguagens, a autoconscientização e a integração do corpo no espaço.

Programa: Diferenças de comportamento corporal, da década de 70 aos dias atuais (dia 12); Importância do autoconhecimento do corpo para uma vida saudável (dia 19); A trajetória de Ivaldo Bertazzo rumo à diversidade de vozes e ao intercâmbio de linguagens (dia 26).

Ivaldo Bertazzo é coreógrafo, bailarino e professor de dança e terapias corporais. Recebeu vários prêmios, entre os quais a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura e o Prêmio Fundação Prince Claus, do governo holandês. Maria Antonia Carneiro da Cunha é especialista em técnicas de fisioterapia e ginástica corretiva da Escola de Reeducação do Movimento, dirigida por Bertazzo. Inês Bogéa é crítica de dança da Folha de S.Paulo, autora de O Livro da Dança (Publifolha, 2002) e de Kazuo Ohno (Cosac Naify, 2003).

Poesia de Drummond – O jornalista Ivan Marques, especialista em Literatura Brasileira, dará o curso Drummond e a procura da poesia, de 9 a 30 de abril, às segundas-feiras, das 16 às 18 horas. Nos encontros, Marques analisará os momentos fundamentais da trajetória de Carlos Drummond de Andrade e enfatizará a complexidade de sua evolução poética, feita de deslocamentos e impasses. Pela análise de poemas da fase inicial modernista, do lirismo social da década de 40 e da poesia metafísica dos anos 50, serão discutidas as características que tornam a obra de Drummond uma das mais importantes da modernidade poética da língua portuguesa.

Programa: Drummond e o movimento modernista da década de 20 (dia 9); Gauchismo, ironia e individualismo (nas obras Alguma Poesia e Brejo das Almas) (dia 16); A poesia dentro da história (Sentimento do Mundo e A Rosa do Povo) (dia 23); A poesia fora do tempo (Claro Enigma e Fazendeiro do Ar) (dia 30).

Ivan Marques é jornalista e doutor em Literatura Brasileira pela USP. Na TV Cultura, foi editor-chefe do programa Metrópolis, realizou documentários sobre literatura e atualmente dirige o programa Entrelinhas.

SERVIÇO

Inscrições devem ser feitas pessoalmente, na sala de cursos do Centro Universitário Maria Antonia da USP:

Rua Maria Antonia, 294 – 3o andar – Vila Buarque

De segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas

Descontos especiais para professores, estudantes e aposentados

Mais informações, pelo telefone (11) 3255-7182, ramais 32 e 33, pelo

e-mail cursosma@usp.br ou no site www.usp.br/mariantonia

Da Assessoria de Imprensa do Centro Universitário Maria Antonia

(AM)