Centro Incubador de Empresas Tecnológicas lança edital para a seleção de 78 novos empreendimentos

Cietec é resultado de um convênio entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado, Finep, Sebrae-SP e CNPq

ter, 31/07/2001 - 14h30 | Do Portal do Governo

Cietec é resultado de um convênio entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado, Finep, Sebrae-SP e CNPq

O Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), situado no Campus da Cidade Universitária de São Paulo (USP), está abrindo vagas para interessados em criar novos empreendimentos com o apoio de um dos principais pólos incubadores do País.

Estão sendo oferecidas 78 vagas por meio de edital anunciado nesta semana. O pré-requisito para ingressar no projeto é ter propostas inovadoras em pesquisas para produtos e serviços com alto conteúdo tecnológico, preferencialmente nas áreas de Biotecnologia, Biomedicina, Química, Meio Ambiente, Materiais, Técnicas Nucleares, Tecnologia da Informação e Softwares Especiais.

O centro incubador é uma nova forma de incentivo a transformação de conhecimento científico e tecnológico em produtos e serviços, bastante em evidência no exterior e que está a cada dia se fortalecendo mais no Brasil. ‘O objetivo é incubar empreendimentos de base tecnológica de forma a ampliar o índice de sobrevivência e a competitividade dessas empresas, objetivando o crescimento da economia brasileira, o aumento da geração de empregos e da capacidade de exportação do País’, explica Sergio Risola, gestor executivo do Cietec. Com a meta de divulgar a iniciativa, representantes do Centro Incubador vão percorrer mais de 80 instituições, ministrando palestras em universidades, entidades de classes, sindicatos, centros de tecnologia, entre outros.

Cietec

O Cietec foi criado em abril de 1998 por um convênio entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), a USP (Universidade de São Paulo), o IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

As empresas incubadas no Cietec têm à sua disposição todas as facilidades técnicas e operacionais oferecidas pela USP, o IPEN e o IPT. São laboratórios em todas as áreas do conhecimento humano, com o apoio de técnicos e pesquisadores de todas as entidades envolvidas. Além disso, os residentes do Cietec contam com assessorias em gestão tecnológica, captação de recursos, financeira, marketing estratégico e assessoria jurídica.

Edital

O edital deverá ser retirado até o dia 17 de agosto no prédio do IPEN, na USP. As propostas serão recebidas até o dia 20 de agosto. Nesta etapa, serão pré-selecionados os candidatos que participarão de um workshop, de 10 a 21 de setembro. Até o dia 15 de outubro as propostas finais deverão ser encaminhadas com apresentação do plano de negócios.

A avaliação das propostas finais será feita até o dia 31 de dezembro de 2001 e a divulgação dos resultados até o dia 31 de janeiro.

São oferecidas as seguintes modalidades:

* Pré-Incubação ou Hotel. Destina-se a empreendedores que detectaram uma oportunidade de negócio, conhecem como viabilizá-la, mas necessitam de um período de até 12 meses para utilizar os serviços do Cietec, comprovar a viabilidade técnica de seu projeto e buscar recursos para a formação do capital necessário para o efetivo início do negócio.
Vagas: 21

* Incubadora Tecnológica de Empresas Residentes: Destina-se a empreendedores ou empresas constituídas que dominam uma tecnologia, mas têm interesse em desenvolver seu produto ou serviço na Incubadora, disponham de capital mínimo assegurado para o início da operação e tenham previsão de obter faturamento em até 12 meses após a instalação no Cietec.
Vagas: 21

* Incubadora Tecnológica de Software: Destina-se a empreendedores com projetos para a criação ou continuidade de novos negócios na área de softwares especiais: Internet/Intranet, Automação e Controle, Saúde, Educação e Qualidade. Vagas: 16

* Incubadora Tecnológica de Empresas Não-Residentes: Destina-se a empreendedores ou empresas de base tecnológica já constituídas, que não precisam de espaço físico para suas instalações, mas necessitam do apoio do Cietec para impulsionar o seu negócio.
Vagas: 20

Retirada do edital
Data: Até 17 de agosto de 2001

Entrega da(s) proposta(s)
Data: Até 20 de agosto de 2001

Horário: das 8h às 17h

Local: Cietec – Prédio do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) – Av. Prof. Lineu Prestes, nº 2.242 – Cidade Universitária – São Paulo.

Mais informações podem ser obtidas pelo site do CIETEC: www.ipen.br/cietec/cietec.html