Centro difunde estudo de línguas e culturas

Produção acadêmica analisa relações entre Brasil, Itália e Portugal

qua, 08/08/2007 - 8h02 | Do Portal do Governo

Disseminar as pesquisas sobre as línguas e culturas brasileira, portuguesa e italiana, além de suas relações, é uma das atividades do Centro Ítalo-Luso-Brasileiro de Estudos Lingüísticos e Culturais (Cilbelc), da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), câmpus de Assis. Por meio de encontros, colóquios, cursos, mostras e publicações, o Centro divulga para a comunidade acadêmica e a população os estudos de seus alunos e docentes.

Criado em 2005, desde maio o Cilbelc recebe o apoio do Programa Ciência na UNESP, promovido pela Vice-Reitoria. Coordenado pela professora Patrícia Peterle Rosa do Amaral Figueiredo, do Departamento de Línguas Modernas da FCL, o centro reúne os docentes Álvaro Santos Simões Júnior, Ana Maria Domingues de Oliveira, Andréa Santurbano, Cátia Berlini de Andrade e Luiz Roberto Veloso Cairo, além das graduandas Aline Fogaça, Elaine Santos dos Reis, Graziele Frangiotti e da pós-graduanda Ana Paula Gamba.

Os estudos elaborados no centro seguem três eixos temáticos – Ensino da Língua Italiana, Literatura e Artes Comparadas, Escritura e Sociedade – e seus resultados são publicados na revista intitulada TriceVersa. Outra publicação é o jornal AL, em meio eletrônico, organizado e escrito pelos pesquisadores e alunos do Curso de Letras. Os trabalhos também originaram dois livros: Escritura e sociedade – o intelectual em questão e Nas malhas da narrativa – ensaios sobre literatura, história, teatro e cinema. (Veja resenha)

Mais informações: www.assis.unesp.br/cilbelc

Da Unesp

C.M.