Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro abre nesta segunda

Espaço tem 95 mil metros quadrados de área construída e é capaz de abrigar treinamentos, competições e intercâmbios de atletas

dom, 22/05/2016 - 17h33 | Do Portal do Governo

O Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro iniciará suas atividades nesta segunda-feira (9) com um evento de inauguração que terá a presença de atletas e representantes da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O espaço tem 95 mil metros de área construída e é capaz de abrigar treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções, preparação física, cursos para técnicos, árbitros, gestores e profissionais do esporte, além do desenvolvimento das ciências do esporte, no conceito de atuação interdisciplinar envolvendo fisioterapia, psicologia, fisiologia, nutrição e metodologia do treinamento, entre outras áreas.

Serão contempladas 15 modalidades de esportes paralímpicos: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, natação, esgrima, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, rúgbi, tênis, tênis de mesa, voleibol sentado e triatlo.

Pioneiro no Brasil, o Centro já é considerado o principal legado de estrutura dos jogos “Rio 2016” para o esporte paralímpico, configurando-se como principal centro de excelência do Brasil e da América Latina e um dos melhores do mundo voltado à preparação de atletas do paradesporto.

No evento de inauguração será lançado o livro “O Legado Paulista ao Esporte Paralímpico”, da Áurea Editora, que conta a história do esporte paralímpico e da superação dos atletas com deficiência do Estado de São Paulo, além de apresentar particularidades sobre o Centro.

SERVIÇO
Início das atividades do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro
Lançamento do livro “O Legado Paulista ao Esporte Paralímpico”
Data: 23 de maio de 2016
Horário: 9h30
Local: Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro – Parque Fontes do Ipiranga
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 – Vila Guarani, Jabaquara

Do Portal do Governo do Estado