Centro de Referência do Idoso promove feira de saúde em São Miguel Paulista

Voltada para a população em geral, em especial idosos, feira destina-se à prevenção e promoção da saúde

ter, 13/11/2007 - 11h30 | Do Portal do Governo

O advogado aposentado Osvaldo Pires de Holanda, de 86 anos, e a esposa Maria Delza Macabu Jesus, de 65 anos, passavam pela Praça do Forró, em São Miguel Paulista, capital, na última sexta-feira. Pararam ao observar as tendas e o movimento das pessoas. “Gostamos de prestigiar os eventos do bairro para divulgar o curso de Esperanto”, observou Maria Delza, adepta do idioma, como o marido. Os dois acabaram assistindo a uma palestra sobre “Memória”, uma das muitas atividades oferecidas pela Feira do Envelhecimento Ativo, promovida pelo Centro de Referência do Idoso (CRI) Zona Leste, órgão da Secretaria de Estado da Saúde.

O objetivo da feira, segundo o diretor-técnico do CRI, Paulo Pelegrino, é oferecer ações voltadas à prevenção e promoção da saúde (principalmente para a população idosa), orientações sobre cidadania, atividades com idosos e a população presente e apresentações coreográficas e culturais de grupos do CRI Zona Leste e da comunidade.

Caráter preventivo – Como a maioria das atividades tem um caráter preventivo, o evento foi desenvolvido para a população em geral, não apenas idosos. Nas mais de dez tendas instaladas, havia informações sobre Previdência Social, defesa do consumidor, assistência farmacêutica, doenças sexualmente transmissíveis, álcool e drogas, meio ambiente e demais assuntos. As informações eram dadas por profissionais de diversas áreas do CRI e de instituições parceiras, como Fundação Procon-SP, Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratode), Centro de Integração da Cidadania (CIC), Previdência Social e DST/Aids.

Na tenda sobre fonoaudiologia e odontologia, por exemplo, era possível tirar dúvidas sobre higienização bucal e conhecer, até mesmo, cada passo da confecção de uma prótese parcial ou total. Na barraca “Madame Saúde”, seis enfermeiros do CRI orientavam o público sobre hipertensão, colesterol alto, diabetes e outros problemas de saúde.

Henrique Rodrigues, de 65 anos, morador de Itaquaquecetuba, aproveitou a tenda “Serviço Social – Voluntariado” para procurar algum tipo de ocupação. Afastado por invalidez, disse que não consegue ficar parado o dia todo em casa. Dorival Justino, 67 anos, que também recebe auxílio doença, buscava mais detalhes sobre sua situação na tenda da Previdência Social.

Envelhecer com saúde – Além de esclarecimentos sobre assuntos diversos, o evento incluiu práticas de atividades físicas (ginástica, tai-chi-chuan, lian gong) e apresentações, como de capoeira, taiko (tambores japoneses) e dança sênior (dirigida a idosos, mesmo para os que apresentam alguma limitação física).

A feira integra a Jornada Gerontológica, realizada pelo CRI Zona Leste, cuja quarta edição ocorreu de 6 a 8 de novembro. Uma das finalidades da jornada é a atualização sobre assuntos relacionados ao envelhecimento para profissionais da área da Saúde da região de abrangência do CRI. Sob o tema “Vulnerabilidade e Envelhecimento”, foram realizada neste ano, entre outras palestras, Diversidades Culturais do Envelhecimento, Qualidade de Vida do Idoso e Gênero e Envelhecimento.

Nas edições anteriores da jornada, já desenvolvia uma programação voltada para a comunidade, embora realizada dentro do CRI. Mas, em razão do pequeno espaço disponível, decidiu-se levá-la para fora, na Praça em frente à instituição, explica Pelegrino.

Paulo Henrique Andrade

Da Agência Imprensa Oficial

SERVIÇO

Centro de Referência do Idoso (CRI) da Zona Leste

Praça do Forró (Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34) – São Miguel Paulista

Tel. (11) 6130-4000