Centro de Referência comemora Dia Internacional do Idoso nesta terça, 27

Durante toda a semana, haverá sessões de cinema, teatro e palestras gratuitas

ter, 27/09/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Nesta terça, 27, é comemorado o Dia Internacional do Idoso. A Secretaria da Saúde preparou uma semana especial com diversas atividades, educativas e de entretenimento que serão realizadas no Centro de Referência do Idoso (CRI) da Zona Norte, na capital paulista, para homenagear e orientar os idosos.

Para participar das atividades, gratuitas e abertas ao público, basta ter 60 anos ou mais. Uma das principais propostas dos profissionais do serviço é promover aos participantes uma visão global e positiva do envelhecimento, enfatizando a importância de ter uma vida ativa e com mais qualidade. 

Profissionais de especialidades médicas e assistenciais, como geriatras, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas,  educadores físicos, dentistas e assistentes sociais realizarão palestras, rodas de debate e sensibilização, com idosos e familiares,  abordando os problemas que mais afligem essa população. Entre os temas destacados estão depressão, saúde e envelhecimento, envelhecimento ativo, visão global do envelhecimento, participação, cidadania e segurança, entre outros.

As palestras serão direcionadas, também, para os cuidadores de idosos, que serão orientados de como  tratar e lidar com os pacientes diante das queixas apresentadas.

Na área de entretenimento haverá atividade para todos os gostos. Os idosos poderão desfrutar de sessões de cinema (cine CRI) e teatro, além de participar de atividades físicas, que serão ministradas por profissionais do programa estadual “Agita São Paulo”. Haverá, ainda, contação de histórias, oficina de ikebana e uma exposição de artes plásticas e artesanatos, confeccionados pelos próprios participantes. E, para encerrar a semana, os idosos poderão extravasar alegria no animado “Baile da Primavera”.

A programação completa pode ser consultada no site www.crinorte.org.br. O CRI Norte está localizado na rua César Zama, nº 1 – Santana. 

Da Secretaria da Saúde