Centro de pesquisa em nutrição sustentável lança novas publicações

Órgão ligado à Secretaria da Agricultura ensina a população a tirar melhor proveito de miúdos de carne bovina

seg, 22/10/2007 - 10h00 | Do Portal do Governo

Cerca de 50% das crianças com menos de dois anos de idade sofrem de anemia. Uma das principais causas da doença, que atinge cerca de 30% da população mundial, é a alimentação inadequada, com baixa ingestão de produtos ricos em ferro. Investir numa alimentação mais nutritiva e saudável, portanto, é fundamental. E uma das maneiras de fazer isso é incluir miúdos de carne bovina na alimentação dos pequenos, além de legumes, verduras e frutas.

Para ajudar a população a aproveitar melhor esses alimentos, a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento está preparando os livros “Receitas Nutritivas e Econômicas com Carne Bovina e Miúdos” e “FLV – Frutas, Legumes e Verduras”. As duas publicações estarão disponíveis a partir de janeiro de 2008 e serão distribuídas gratuitamente a quem solicitá-las por correspondência ou telefone.

Os livros fazem parte do programa “Diga Não ao Desperdício” do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), departamento da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento. O programa coloca à disposição da população publicações com receitas nutritivas, cursos, palestras e material educativo sobre alimentação saudável.

“Muita gente não tem o costume de oferecer à família miúdos e carnes como o fígado por não saber prepará-los. Nossa publicação é um incentivo para que a população passe a utilizar carnes mais baratas que resultem em pratos nutritivos e ricos em ferro”, afirma a diretora do Cesans, Milene Gonçalves.

Já o livro “FLV – Frutas, Legumes e Verduras”, com 77 páginas, tem receitas usando os vegetais e dicas de armazenamento, preparo e higienização, além de informações sobre o aproveitamento dos nutrientes desses alimentos. “As receitas são mais elaboradas. Numa salada, por exemplo, misturamos verduras e frutas, mas são receitas de fácil preparo”, descreve Milene.

Segundo ela, o objetivo da publicação é incentivar o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais. “O consumo de vegetais ajuda a prevenir doenças”, ressalta.

Não ao desperdício

Mais de 20 títulos já foram lançados e distribuídos pelo programa “Diga Não ao Desperdício” nos últimos 15 anos. Segundo a diretora do Cesans, as publicações são constantemente renovadas. Além das duas edições que estão no forno, outras quatro ainda estão em catálogo e também poderão ser solicitadas a partir de janeiro, quando os estoques serão renovados. São elas:

DIGA NÃO AO DESPERDÍCIO – Aborda o aproveitamento integral dos alimentos (cascas, folhas e talos de vegetais), com receitas de baixo custo.

SOJA – Apresenta a forma correta de preparo e os benefícios da soja para a saúde, os alimentos à base de soja, além de receitas doces e salgadas utilizando essa leguminosa. 

 DIET – Elaborado especialmente para pessoas com diabetes, a publicação tem informações sobre produtos diet e light, além de receitas com produtos dietéticos.

BRINQUE E APRENDA – Desenvolvido especialmente para crianças de 2ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, tem como objetivo orientar, de forma clara e divertida, sobre alimentação saudável. Inclui atividades didáticas e receitas de fácil preparo.

Conheça algumas receitas que estão nos livros “Diga Não ao Desperdício” e “Diet”.

Além do Cesans, o Codeagro coordena outras ações de segurança alimentar e programas de suplementação alimentar, como o Projeto Vivaleite e os restaurantes Bom Prato.

Cíntia Cury

(I.P.)