Centro de pesquisa do agronegócio avícola em SP é referência no setor

Espaço localizado em Descalvado, no interior paulista, recebeu visita do secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento

ter, 17/04/2018 - 8h27 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Jardim, visitou, na última sexta-feira (13), o Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola (Captaa), do Instituto Biológico (IB). O espaço é ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), em Descalvado, no interior do Estado.

Na ocasião, Francisco Jardim conheceu as instalações do Laboratório de Controle Microbiológico, um dos únicos do Brasil que atesta a sanidade dos plantéis avícolas para as doenças de influenza aviária e laringotraqueíte, indispensável para o trânsito internacional com vistas à exportação de material genético.

“O trabalho realizado nos laboratórios do Captaa é fundamental para manter a sanidade avícola no Estado de São Paulo e também no Brasil”, afirma o secretário. No local, também são realizadas análises de rações para o segmento pet contra salmonela, evitando a contaminação ao ser humano.

O secretário foi recebido pelo diretor do Instituto Biológico, Antonio Batista Filho, e a diretora do Captaa, Ana Maria Iba Kanashiro, que entregaram ao secretário materiais sobre o Programa de Sanidade em Agricultura Familiar, com orientações para a avicultura de corte e postura. “A próxima programação será realizada em Fernandópolis, com foco no manejo e vacinação de galinhas poedeiras”, destaca o diretor do IB.