Centro de pesquisa da USP recebe visita de cientistas britânicos

Espaço que analisa inovação em gás conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

ter, 10/07/2018 - 13h41 | Do Portal do Governo

O Centro de Pesquisa de Inovação em Gás (RCGI), com sede no Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), recebeu a visita de uma comitiva do Imperial College London, instituição britânica com foco em Ciência, Engenharia e Medicina.

A visita dos representantes estrangeiros teve o objetivo de debater possibilidades de ações na área e a instalação de laboratórios que possam ser operados conjuntamente. Vale destacar que o centro de pesquisa é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Shell.

“Além de ter laboratórios que se complementem, poderemos enviar estudantes para o Reino Unido e receber alunos de lá”, explica o professor Cláudio Oller do Nascimento, um dos coordenadores do programa de Físico-Química do RCGI.

Os integrantes do Imperial College London também analisaram a abertura de uma unidade de pesquisa no Brasil. Inicialmente, a proposta é da operação de um escritório pequeno, com expectativa de crescimento ao longo do tempo.

“Eles pretendem começar com um pesquisador sênior e alguém para ajudá-los com questões legais. Mas não gostariam que fosse sediado nos campi de universidades, pois a ideia é colaborar com várias instituições”, revela o professor Bruno Carmo, vice-diretor científico do RCGI.

De acordo com o docente, a equipe britânica estuda três municípios para a implantação: Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Nigel Brandon, Rebecca Fernandes, Bernardo Hourmat e Adam Hawkins foram recepcionados pelo professor Kazuo Nishimoto, no Tanque de Provas Numérico da Poli, e pelos professores Oller, Carmo, Emílio Silva, Edmilson Moutinho dos Santos e Hirdan Katarina de Medeiros Costa, na sede do RCGI.