Centro de Mídias transmite formação de docentes à ação ‘Recuperação e Aprofundamento’

Gustavo Aleixo | 8 de setembro de 2020 |

Com o objetivo de garantir o desenvolvimento das aprendizagens essenciais para os estudantes avançarem no percurso educacional neste momento, o Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) transmite, a partir desta semana, a formação de capacitação de professores para a ação “Recuperação e Aprofundamento”.

A iniciativa será oferecida durante as aulas de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) e terá como foco professores de todas as etapas de ensino.

“A pandemia forçou a educação a criar caminhos novos. Nós agora precisamos focar nas habilidades estruturantes, essenciais para o estudante prosseguir na sua vida educacional. Nessa formação os professores vão se desenvolver ainda mais para aplicar essas habilidades e assim garantir que o aluno realmente aprendeu”, afirmou Raquel Teixeira, coordenadora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Efape).

Transmissões

A transmissão acontece pelo canal “Gestão e Recuperação e Aprofundamento” de cada série dentro do aplicativo do CMSP. Serão duas formações distintas: “Formação de Formadores” e “Formação de Professores”, com o foco em língua portuguesa e matemática.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo apoiará os alunos com estratégias que visam a recuperação e aprofundamento das aprendizagens essenciais. A ação é composta por seis pilares:

– Currículo: Foco em habilidades essenciais
– Avaliação: Diagnóstica e formativas
– Acompanhamento: Para não deixar ninguém para trás
– Recursos didáticos: Materiais impressos e digitais
– Formação: Focada nos usos do materiais e avaliações
– Tecnologia: CMSP continua apoiando a aprendizagem

Os interessados podem conferir pela internet mais informações sobre a formação. Além dos materiais de apoio disponíveis para todos os componentes curriculares, os professores que atuam com Língua Portuguesa e Matemática terão o suporte dos material adicional Aprender Sempre –Volume 3, composto por sequências didáticas e atividades adicionais, construídas a partir das habilidades essenciais.

Professores facilitadores

Os professores facilitadores terão atuação importante junto ao docente coordenador, apoiando a formação de seus pares durante as ATPC de Recuperação e Aprofundamento. O papel deles será o de aplicar os aprendizados adquiridos na prática com foco nas especificidades do ensino e da aprendizagem do componente e na adaptação das pautas à realidade da escola.

A decisão de ser um professor facilitador é opcional e deve ser feita pelos profissionais que demonstrem interesse em participar de formações adicionais para as quais todos os professores de Língua Portuguesa e Matemática estão convidados.

Não há limitação de quantos professores facilitadores cada escola poderá ter e todos os docentes interessados em participar das atividades de formação como facilitadores poderão acompanhar as atividades no Centro de Mídias. Posteriormente, as escolas receberão mais informações sobre a indicação dos professores facilitadores, para que possam ser reconhecidos pela contribuição para a formação de seus pares.