Centro de Integração da Cidadania divulga programação do mês

Entidade realiza debates sobre temas do cotidiano com população toda sexta-feira

sex, 02/10/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, apresenta a agenda de outubro de 2009, com várias atividades voltadas à população. Os dez postos fixos localizados em regiões periféricas das cidades de São Paulo, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas terão programação com oficinas, debates e atrações culturais.

Em todas as unidades do CIC, a comunidade tem acesso a cursos de línguas, profissionalizantes, esportes e atividades físicas, entre outros. Iniciação musical também está presente nos postos fixos, além de cursos de dança, como jazz e hip hop e ballet.

As oficinas complementam os cursos de reforço para ensino fundamental, além do cursinho pré-vestibular e alfabetização de jovens e adultos, dados pela rede de cursinhos pré-vestibulares comunitários Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes), além dos encontros de orientação vocacional.

Nos postos fixos, a população tem acesso a serviços públicos gratuitos, que proporcionam orientação jurídica, emissão de documentos como RG, 2ª via de certidões, carteira de trabalho, além de atestados de antecedentes.

Para o mês de outubro, o posto fixo Casa da Cidadania promove ciclo de debates com a defensoria Pública com o tema “Educação em Direitos”. Toda sexta-feira, o CIC apresenta um profissional para debater com a população temas do cotidiano. Os debates ocorrem entre as 10h e as 12h.

02/10 – “Defensoria Pública”
09/10 – “Dos Alimentos”
16/10 – “Da Separação e do Divórcio”
23/10 – “Do Regime de Bens”

Reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic)

O Clic é um conselho composto por membros da sociedade civil e representantes governamentais, responsável, dentre outras ações, pela captação de demandas da região onde se localizam os CICs e a construção ou encaminhamento de políticas e ações voltadas para o desenvolvimento local, por meio da articulação social. Em outubro, os Clics de Campinas, Francisco Morato, Leste, Feitiço da Vila, Oeste, Sul e Norte se reúnem para debater as demandas de cada posto fixo.

03/10 – Clic Leste
06/10 – Clic Campinas
07/10 – Clic Sul
08/10 – Clic Oeste
15/10 – Clic Norte
20/10 – Clic Feitiço da Vila
27/10 – Clic Francisco Morato
30/09 – Clic Francisco Morato às 15 horas no posto fixo

Eventos itinerantes

O mês de outubro terá diversas atividades de cultura, saúde, beleza e lazer à disposição para a comunidade próxima ao CIC. Os postos fixos de Francisco Morato e Norte promovem o projeto “Cidadania Para Todos”. Já o CIC Ferraz de Vasconcelos completa seis anos com o Sabadania. Durante o mês, os postos fixos Sul, e Leste promovem o Mini-Jornada, evento quinzenal que oferece prestação de serviços públicos itinerantes a populações de baixa renda nas regiões periféricas do entorno do posto fixo.

Mini-Jornada

CIC Sul
04/10 – 92º DP
22/10 – Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos
24/10 – Clube da Turma M’Boi Mirim
29/10 – Escola Estadual Oswald de Andrade

CIC Leste
17/10 – Furnas Centrais Elétricas
22/10 – CRAF – Centro de Referência de Atendimento à Família
29/10 – Escola Estadual Sapopemba

Sobre o CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que visa a proporcionar o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos de qualidade para a população e o incentivo à cidadania comunitária. Para tanto, conta com dez postos fixos localizados em regiões periféricas das cidades de São Paulo (norte, sul, leste e oeste), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas.

Nas unidades do CIC a população tem acesso a serviços públicos gratuitos e pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local, por intermédio de palestras informativas sobre temas diversos, como oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic) e atividades educativas de promoção e conscientização acerca de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.

Programação

Para acessar a programação do CIC para os dez postos fixos, acessar o site da Secretaria da Justiça: http://www.justica.sp.gov.br.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania