Centro de Formação da Polícia Militar completa 71 anos

Durante o evento foram entregues 29 Medalhas do Cinqüentenário da unidade.

sáb, 01/09/2007 - 14h46 | Do Portal do Governo

O idealismo e a preparação dos sargentos da Polícia Militar foi destaque, nesta sexta-feira, 31, nas comemorações do 71º aniversário do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Durante o evento realizado na sede do CFAP, foram entregues 29 Medalhas do Cinqüentenário da unidade que trabalha desde 1936 no desenvolvimento profissional dos oficiais. O secretário de segurança, Ronaldo Marzagão, e o secretário adjunto, Lauro Malheiros, receberam a condecoração criada para homenagear personalidades que contribuíram com o Centro de Formação e com a corporação militar.

“O sargento é o elo entre a tropa e os oficiais, é uma peça chave no sistema fundamental da PM regido pela hierarquia e pela disciplina. Esse centro que tem 71 anos de vida e trabalho formando os sargentos tem a missão importante de cultivar o que é básico nessa corporação que é a lealdade”, comenta o secretário.

O curso conta hoje com 564 oficiais, e a unidade de aperfeiçoamento integra 136 membros. As quatro companhias que compõem o CFAP remontam à criação do Batalhão de Guardas na década de 1930, transformada em estabelecimento de ensino da corporação em 1969. A forma atual surgiu em 1975 e, segundo Marzagão, é essencial para transmitir instruções de preservação da integridade dos policiais e da população.

A importância do núcleo de preparação dos sargentos também foi comentada pelo presidente do Tribunal de Justiça Militar, Evanir Ferreira Castilho. “Pensava no verdadeiro alcance desse CFAP. Antes de tudo é um centro, e essa palavra traz a idéia de convergência. Aqui convergem valores, aqueles que orientam, que ensinam, que transmitem, e aqueles que absorvem. Esse centro de formação de sargentos é antes de tudo um núcleo de crescimento”, diz.

Vinícius Cardoso

Secretaria Estadual de Segurança Pública

(M.S.)