Centro de Excelência do Ibirapuera: atletas têm índice para Pan-Americano

Competidoras de complexo desportivo da Secretaria de Esportes do Estado participarão dos jogos em Lima, neste ano

ter, 02/04/2019 - 10h32 | Do Portal do Governo

Duas atletas do Centro de Excelência, estrutura do Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, equipamento da Secretaria de Esportes do Estado, conseguiram alcançar os índices necessários para uma das maiores competições esportivas do mundo, os Jogos Pan-Americanos.

Uma competidora é do salto triplo e a outra representará o Brasil nos 100 metros rasos. As provas ocorreram nos dias 23 e 24 de março, no Torneio Atletismo Paulista, em Bragança Paulista, no interior do Estado.

Gabriele Sousa dos Santos, do salto triplo, bateu sua marca na temporada, atingindo 13,66 metros, um pouco acima do requerido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Já nos 100 metros rasos, Andressa Moreira Fidélis ficou em terceiro lugar no campeonato, com 11s42, também dentro da marca estabelecida.

Destaque

Nélio Moura, treinador e coordenador de Atletismo do Ibirapuera, diz que ambas ficam em posições de destaque pelos desempenhos recentes. “Andressa pode voltar a disputar o Campeonato Mundial, além do próprio Pan, graças aos seus resultados. Gabriele já reencontrou seu melhor caminho e obteve a melhor marca na carreira nesse início de temporada”, diz o supervisor das esportistas.

Ambas continuam trabalhando em busca de mais destaque, tentando atingir os objetivos pessoais para entrar na equipe que irá para os Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, no Peru, que começam em julho deste ano.

Gabriele Sousa dos Santos começou a prática ainda na escola, quando os professores apresentaram a modalidade para ela. No ano passado, ela até pensou em parar, mas foi encorajada e entrou no Centro de Excelência Esportiva do Ibirapuera.

Hoje, a atleta se diz contente por bater uma marca expressiva, porém quer mais. “Estou muito feliz, mas também inconformada. Atingi minha melhor marca e ainda posso dar mais, pois vejo isso nos treinos. Estou motivada’’, revela a atleta.

Velocidade

Andressa Moreira Fidélis, que treina no Ibirapuera desde 2009, é oriunda do salto em distância, modalidade que ainda pratica, mas tem se destacado mesmo nas provas de velocidade, tendo feito parte da seleção brasileira no Campeonato Mundial de Londres, em 2017.

“Fiquei muito feliz de ter melhorado meu tempo e ainda ter alcançado o índice para os Jogos Pan-Americanos. O foco é me superar cada vez mais e representar o Brasil da melhor forma”, comentou a velocista.

As atletas contam com potencial enorme, trabalhado com uma rotina de treinos específicos, fazendo com que elas possuam um enorme prazer em praticar. As duas profissionais são orientadas pela professora Tania Fernandes, com a assistência de Larissa Moura, ex-atleta do Centro de Excelência.