Centro de Estudos de Línguas abre 250 vagas em Campinas

Estudantes da rede estadual podem se inscrever até o dia 12 de agosto

qua, 03/08/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Alunos da rede estadual de ensino, em Campinas, podem se inscrever até o dia 12 de agosto para as aulas do segundo semestre do Centro de Estudos de Línguas (CEL), na Escola Estadual Doutor Mário Natividade. São oferecidas 100 vagas para o curso de espanhol, direcionado a alunos que cursam desde o Ciclo II do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, e 150 vagas para o curso de inglês para jovens do Ensino Médio.

Para realizar a inscrição, os interessados devem comparecer à escola, que fica na rua Conselheiro João Alfredo, 400, Vila Padre Manoel da Nóbrega, em dias úteis, entre 10h e 12h ou entre 13h30 e 15h30. Os documentos necessários são: declaração de matrícula na rede estadual, cópia do RG e uma foto.

As turmas serão formadas conforme a procura e as aulas terão início no segundo semestre deste ano. Além dessa unidade, os alunos da rede estadual em Campinas também têm à disposição o CEL da Escola Estadual Orlando Signorelli, no bairro DIC VI. A unidade disponibiliza vagas para o curso de espanhol, no período da tarde. 

“Aprender um segundo idioma é fundamental para a formação do estudante. Esta é uma importante iniciativa da Secretaria”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.  

Sobre os CELs

O Centro de Estudos de Línguas proporciona ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas. Atualmente, a Secretaria mantém 106 CELs em todo o Estado, sendo 20 no município de São Paulo, 18 na Região Metropolitana e 68 em cidades do litoral e interior.

No total, são atendidos, gratuitamente, cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês. Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 120 horas de aula, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com duração de 480 horas de aula.  

Da Secretaria da Educação