Centro de Esporte, Cultura e Lazer leva serviços grátis à população da zona sul

Ações em parceria com instituições públicas e privadas visam à inclusão social e profissional

qua, 24/08/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Moradores da zona sul (Santo Amaro e Jabaquara) da capital e municípios de Diadema e São Bernardo do Campo, localizados no entorno do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (Pefi), têm à disposição, no Centro de Esporte, Cultura e Lazer, serviços gratuitos para inclusão social e profissional.

O Centro de Esporte fica na Rodovia dos Imigrantes, km 11,5, e ocupa um quarto da área total do Pefi (167 mil metros quadrados), que é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS). As ações são realizadas em parceria com instituições públicas e privadas.

“Hoje, penso de um jeito diferente. Eu tinha perdido os sonhos, mas agora foram restaurados. Nesses últimos cinco meses, de fevereiro a julho, mudou o direcionamento da minha vida. Antes, só pensava em cursar uma faculdade (Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas). Agora, para o futuro, além de fazer a faculdade, pretendo conhecer outros países, explorar horizontes, realizar-me pessoal e profissionalmente”, avalia Igor Bezerra Ramos, 16 anos, aluno do segundo ano do ensino médio, no Jardim Mírian.

Igor atribui as mudanças à sua participação no Programa Educação para o Trabalho (PET), financiado pela Coca-Cola Femsa com R$ 500 mil por ano. Pelo bom desempenho no PET, comemora a aprovação de estágio na empresa privada. Para ele, o jovem é taxado de inconsequente pela perda de valores e desconhecimento. “Iniciativas como essa, de empresas com responsabilidade social, mostram que existe transformação”.

Saúde e comunicação

Em seis anos, a ação beneficiou 1,5 mil jovens. O PET é parceira da SEDS (oferece infraestrutura) com a Coca-Cola Femsa (professores do Senac, material didático, feira de negócios e estágio), Centro Paula Souza (aulas de informática) e Prefeitura de São Paulo (acompanha beneficiários do Ação Jovem inscritos no PET).

Para participar, exigem-se de 15 a 21 anos, 7ª série do ensino fundamental ao ensino médio incompleto em escola pública. Ao atender aos critérios de seleção do programa estadual de transferência de renda, é cadastrado no Ação Jovem da SEDS e passa a receber o benefício mensal de R$ 80.

O processo seletivo do PET ocorre duas vezes por ano e as inscrições, em janeiro e julho (150 vagas por semestre). Os organizadores visitam as escolas com o apoio de coordenadores pedagógicos locais e pré-selecionam alunos interessados e outros indicados por ex-alunos do programa. Eles assistem à palestra explicativa sobre o PET, preenchem cadastro e passam por entrevista. A seleção analisa o perfil dos candidatos.

O aluno estuda no curso regular num período e frequenta o PET no outro. Durante um semestre (330 horas), são abordados diversos temas sobre saúde e qualidade de vida, marketing pessoal, comunicação e traçando meu próprio destino. Ele também visita empresas para conhecer na prática o que aprendeu no programa.

Cursos rápidos

“O aluno não sai com qualificação específica. Nessa idade (15 a 21 anos), às vezes, ele até consegue emprego, mas não permanece pela falta de atitude, pontualidade e responsabilidade. A ideia é ampliar a visão desses jovens sobre o trabalho”, explica Andreia Souza Silva, chefe da área de Responsabilidade Social da Coca-Cola Femsa.

O jovem conhece na prática todas as etapas de organização de uma feira de negócios. Os pais participam de reuniões periódicas para incentivar os filhos a respeito das futuras perspectivas profissionais. A cada semestre seis alunos são selecionados para estagiar na Coca-Cola Femsa, com possibilidade de futura efetivação.

O Centro de Esporte também hospeda o Paula Souza que oferece cursos profissionalizantes gratuitos de Montagem e manutenção de micros, Redes de computadores, Informática básica (Windows, Word e Excel), Internet, Informática avançada, Telemarketing, Auxiliar administrativo e Elétrica residencial, predial e industrial.  Os treinamentos mais concorridos são o de Elétrica, Montagem de micro e Informática básica. Os de Informática duram cerca de 45 dias e o de Elétrica, três meses.

Ascensão profissional

Como são treinamentos básicos, inscrições para novas turmas estão abertas o ano todo. Exigem-se ensino fundamental completo e idade de 14 a 18 anos. Para Informática básica (treinamento predileto do idoso) é necessário apenas ser alfabetizado. Hoje, 90 pessoas são capacitadas; em 2010, atendeu 1.024.

“A região é muito pobre. Os moradores do entorno do parque fazem os cursos porque querem ingressar no mercado. Alguns pretendem mudar de área, outros estão no campo, mas almejam ascensão profissional”, avalia Edna Dias, coordenadora dos projetos do Centro Paula Souza.

Douglas Marques de Campos, 35 anos, reside em Americanópolis, zona sul, e enumera os cursos que já fez pelo Paula Souza: Montagem e manutenção de micros, Auxiliar administrativo, Excel avançado e Elétrica. Desempregado há três anos, conta que o aprendizado o ajudou a trabalhar como autônomo na área elétrica e a produzir planilhas de orçamentos.

Serviço
Centro de Esporte, Cultura e Lazer
Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 – ao lado da Secretaria da Agricultura
Inscrições dos cursos do Centro Paula Souza:
Casa 26 do Centro. Apresente cópia do documento de identidade e comprovante de escolaridade
Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h
Telefone (11) 5021-7866
Informações sobre o PAT, com o coordenador Antônio Carlos, pelo telefone (11) 5588-4372, ramal 222

Da Agência Imprensa Oficial