Centro de Equoterapia realiza cerimônia de encerramento de mais uma turma no Parque da Água Branca

Aviso de Pauta - Terça-feira, dia 27 - Projeto conta com a parceria do Fundo Social de Solidariedade do Estado

ter, 27/06/2000 - 10h32 | Do Portal do Governo

Estimular a coordenação motora, equilíbrio e aspectos ligados à afetividade, autoconfiança, sociabilização e aprendizagem é o objetivo da Equoterapia, método terapêutico que utiliza o cavalo como instrumento básico de trabalho. Por meio desse tratamento, pessoas portadoras de deficiências conseguem melhorar o desenvolvimento pessoal, passando a realizar tarefas básicas do dia-a-dia. A Equoterapia trabalha com portadores de paralisia cerebral, deficiências mental e fisica, síndrome de down e vitimas de acidente vascular cerebral.
O Centro de Desenvolvimento e Pesquisa em Equoterapia, fundado em 1993, está concluindo o tratamento de 99 praticantes com idades entre 3 e 60 anos, iniciado em agosto do ano passado no Parque da Água Branca, zona oeste da cidade. Essa unidade, coordenada pelo Major Yvens Martini Catalano, é um projeto da Polícia Militar do Estado de Sáo Paulo – Regimento de Cavalaria 9 de Julho – em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Estação Especial da Lapa, Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, Fundação Orsa e Altamira Vivências. A equipe multidiscipIinar é formada por fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos,
psicomotricistas, terapeutas ocupacionais, fonaudiólogos, instrutores de equitação e profissionais da área de saúde.
Desde 1993, o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa em Equoterapia já atendeu gratuitamente 1.100 pessoas. Além do Regimento de Cavalaria 9 de Julho e do Parque da Água Branca, sede do Fussesp, o curso de Equoterapia também tem unidades nas cidades de Campinas, Itapetininga e Bauru.

Data: Terça-feira, 27 de junho de 2000
Local: Picadeiro do Parque da Água Branca
R. Ministro Godói, 180 – Portão 2 – Perdizes – São Paulo-SP