Centro de Documentação Musical da Orquestra Sinfônica do Estado é aberto ao público

Acervo conta com partituras, livros, CDs, vídeos, informações sobre a Orquestra e pode ser visitado gratuitamente

seg, 03/07/2000 - 16h27 | Do Portal do Governo

Acervo conta com partituras, livros, CDs, vídeos, informações sobre a Orquestra e pode ser visitado gratuitamente

O Centro de Documentação Musical da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) abre suas portas para visitação do público nesta segunda-feira, dia 3. Inaugurado com o objetivo de resgatar a memória da Orquestra Sinfônica do Estado, o Centro leva o nome de Eleazar de Carvalho, em homenagem ao maestro que foi regente titular da Orquestra de 1972 a 1996.
Idealizado pela diretora-executiva da Osesp, Cláudia Toni, há cerca de um ano, o Centro de Documentação Musical (CDM) foi construído em uma área de 236 metros quadrados na Sala São Paulo, onde funciona a sede da orquestra. O local pode ser visitado gratuitamente, no horário das 14h30 às 18h30, mediante agendamento pelo telefone (0XX11) 3351-8190.
Segundo a coordenadora do Centro, Maria Elisa Peretti Pascoalini, o acervo conta com 1.400 partituras, sendo a maior parte da Osesp; livros, dicionários e enciclopédias de música; recortes de jornais e revistas, pelos quais é possível acompanhar a trajetória da Orquestra. Além disso, existem cerca de 300 CDs, com o repertório que a Osesp apresentará na temporada do segundo semestre de 2000. “Por ser um acervo bem específico, o nosso público deverá ser formado principalmente por músicos”, acredita Maria Elisa. As pesquisas podem ser feitas em cabines de som para audição individual, mini-auditório para pesquisa de imagem ou área de leitura.
A construção do CDM irá preencher uma antiga necessidade da Osesp, de manter à disposição da Orquestra e do público em geral informações musicais organizadas e atualizadas, além de editar obras de compositores brasileiros.
Inicialmente, o Centro trará registros da Osesp a partir da década de 80. A Orquestra Sinfônica de São Paulo apresenta, em média, três peças diferentes por semana, e quem visitar o CDM irá ouvir as gravações das últimas duas décadas em fitas cassetes e em vídeo. “O objetivo é resgatar a história da Osesp desde a sua fundação, em 1953, com apoio da Rádio e Televisão Cultura e também de doações”, afirma Maria Elisa.
O CDM não fará empréstimo de material e não permitirá a reprodução do acervo. “Os empréstimos serão feitos apenas para outras instituições musicais, com material de domínio público ou editado pela própria orquestra”, finaliza a coordenadora do Centro.

Centro de Documentação Musical da Osesp

Data: Visitação do público a partir desta segunda-feira, dia 3 de julho de 2000
Horário: Das 14h30 às 18h30
Local: Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, sem número
Agendamento de visita pelo telefone (0XX11) 3351-8190