Centro de Detenção Provisória é inaugurado em Álvaro de Carvalho

Unidade prisional no município dispõe de celas automatizadas, raio-x, portal detector de metais e escâner corporal

qui, 22/10/2020 - 18h19 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SAP

Nesta quarta-feira (21), o Centro de Detenção Provisória de Álvaro de Carvalho foi inaugurado. A nova unidade tem capacidade para custodiar 823 pessoas e destina-se a abrigar presos provisórios, ou seja, ainda não condenados, tendo 11.514,18 m² de área construída, com investimento da ordem de R$ 49 milhões.

“A coordenadoria carece de unidades dessa natureza, de detenção provisória. A Penitenciária de Marília e o CDP de Bauru poderão remover presos do regime provisório para cá, aliviando a capacidade dessas duas unidades, e aqui também será utilizado para as inclusões automáticas. Isso vai ajudar muito a Coordenadoria, as unidades em volta e fiz questão de vir aqui para cumprimentar todos os servidores e dos funcionários que virão trabalhar aqui, além de prestigiar o trabalho do novo diretor”, destacou o secretário da Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Cesar Restivo.

A unidade possui sistema automático para a abertura e fechamento das portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária. Trata-se de tecnologia desenvolvida 100% por técnicos da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Segurança

A nova unidade foi inaugurada também com todos os equipamentos de segurança, incluindo raio-x, portal detector de metal, escâner corporal e telas de proteção nas áreas de segurança.

“É uma unidade única. Única por conta da instalação do chuveiro quente em todos os pavilhões habitacionais, de um sistema moderníssimo de câmeras. Ela é única para a região, por ser uma necessidade de mais de uma década, onde abrigará presos provisórios de toda a região, Lins, Marília, Garça, Tupã e ela é única por estar atendendo os servidores que aqui se encontram na cidade, para poderem chegar mais perto de casa”, apontou o coordenador das Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado, Carlos Alberto Ferreira de Souza.

O novo presídio foi projetado com características diferenciadas, aproveitando as experiências dos que já estavam em funcionamento. O espaço possui pavilhões de trabalho e de serviço como cozinha industrial – onde os próprios presos preparam os alimentos –, salas de aula, além de inclusão, saúde, lavanderia e padaria (setores já existentes nas penitenciárias), incluindo sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis.

A nova unidade está localizada na Rodovia Mamede Barreto (SP-349), Km 36, em Álvaro de Carvalho, no interior de São Paulo.