Centro de Controle Operacional do Metrô ganha painéis de plasma

Metrô de SP é o 3º do mundo a dispor dessa tecnologia para monitoramento

seg, 05/03/2007 - 11h12 | Do Portal do Governo

A partir de agora, o Centro de Controle Operacional do Metrô (CCO) para as linhas 1,2 e 3 contará com modernos painéis de plasma para monitorar as estações, trens e sistemas elétricos. Com tecnologia mais avançada e custo operacional inferior aos painéis retroprojetados, utilizados pelo Metrô desde 1998, esta nova tecnologia só é encontrada atualmente no metrô de Shangai, na China, e na linha 13 do metrô de Paris.

Os novos painéis de plasma do CCO já estão em operação nos consoles de monitoramento da Linha 3-Vermelha(Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) e  de eletrificação, através do qual é feita a energização e o controle da alimentação elétrica dos trilhos.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, afirmou que a meta do Metrô é substituir, ainda este ano, os painéis retroprojetados que monitoram as linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 2-Verde (Imigrantes – Vila Madalena).

Para a configuração das imagens que representam no telão a Linha 3 do Metrô  foram utilizados 10 monitores de plasma, sem bordas, de 42 polegadas. Já para compor o sistema de eletrificação das linhas 1, 2 e 3 do Metrô foram necessários 6 monitores de plasma. Outra vantagem proporcionada pela troca dos painéis é a economia de espaço. O painel retroprojetado tem cerca de um metro e noventa centímetros de espessura. Já os monitores de plasma têm uma profundidade de apenas 7,5 centímetros.

Qualidade e economia

Além da economia no custo de implantação, facilidade de instalação, qualidade de imagem superior e baixo custo de manutenção, a decisão do Metrô em substituir os painéis retroprojetados utilizados no CCO por painéis de plasma deveu-se também à dificuldade encontrada pela Companhia na obtenção de componentes internos para reposição e manutenção dos atuais telões. Isso ocorreu devido à descontinuidade de fabricação do componente gerador de imagem do painel retroprojetado, o que inviabiliza sua manutenção.

Desde 2003, preocupado com a manutenção do atual sistema em operação,  o Metrô acompanhava de perto a evolução tecnólogica deste mercado.  Apesar da melhora apresentada nos painéis retroprojetados, os monitores de plasma apresentaram qualidade de imagem superior e custos cada vez menores.  Após a substituição de todos os painéis de monitoramento do CCO, o Metrô prevê uma economia de R$ 150 mil por ano.

Do Departamento de Imprensa do Metrô

 

(AM)