Centro de Controle moderniza travessias litorâneas

Equipamentos entram em funcionamento para a Operação Verão 2012/2013; investimento total é de R$ 6 milhões

sex, 21/12/2012 - 14h19 | Do Portal do Governo

As travessias litorâneas paulistas estão mais modernas, com o início da operação do Centro de Controle Operacional (CCO) e do novo Sistema Integrado de Monitoramento Eletrônico das Travessias Litorâneas. O governador Geraldo Alckmin inaugurou o novo edifício do Centro de Controle de Operações nesta sexta, 21, em Santos.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Com o novo sistema, as balsas e as filas serão monitoradas em tempo real por meio de câmeras OCR on-line instaladas nas ruas e avenidas de acesso às embarcações. “O que era feito de forma manual agora passa a ter um Centro de Controle de Operações para essa que é uma das maiores travessias marítimas do mundo, a ligação Santos-Guarujá”, disse Alckmin.

Os equipamentos verificarão as placas dos automóveis e informarão à central o tempo que cada veículo levou para acessar a balsa. Nas áreas de embarque e nas embarcações também foram implantadas câmeras de segurança para o controle de navegação. O governador adiantou que em janeiro começam a operar mais duas balsas, com capacidade para 60 carros cada uma. “São dois ferry boats para a travessia Santos-Guarujá”, afirmou.

A Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) investiu R$ 6 milhões na modernização, que visa melhorar a qualidade dos serviços prestados pela companhia, aprimorando a comunicação direta com o efetivo operacional e a qualidade das informações fornecidas aos usuários. Durante esta temporada mais de três milhões de veículos são esperados nas balsas entre São Sebastião / Ilhabela, Bertioga / Guarujá, Santos / Guarujá, Vicente de Carvalho / Praça da República, Cananéia / Ilha Comprida, Iguape / Juréia e Cananéia / Continente.

Do Portal do Governo do Estado