Centro de Conservação de Fauna Silvestre comemora 4º aniversário

Centro possui um complexo com recintos adaptados para espécies ameaçadas de extinção prioritárias para a conservação

qua, 19/06/2019 - 17h13 | Do Portal do Governo

Localizado na Fazenda do Zoológico em Araçoiaba da Serra, o Centro de Conservação de Fauna Silvestre do Estado de São Paulo (CECFAU) vai comemorar seu 4º ano de existência na próxima quarta-feira (19). O local foi criado exclusivamente com recursos financeiros próprios arrecadados pela atividade de visitação do Zoológico e segue diretrizes que priorizam a gestão ambiental sustentável.

O Centro possui um complexo com recintos adaptados para espécies ameaçadas de extinção prioritárias para a conservação, estabelecidas após estudo que considerou a necessidade da elaboração de projetos de reprodução com o objetivo de reforçar as populações na natureza e a construção de um banco genético de reserva e de pesquisa.

O plantel é composto por mico-leão-preto, mico-leão-dourado, mico-leão-da-cara-dourada, tamanduá-bandeira, além da arara-azul-de-lear, espécie rara e em perigo de extinção, cujo registro do primeiro nascimento em cativeiro no Hemisfério Sul se deu em abril de 2015, no Zoológico de São Paulo.

Mais recentemente foi integrada ao plantel outra espécie da fauna nativa com elevado grau de ameaça: o sagüi-da-serra-escuro (Callithrix aurita), espécie endêmica à Mata Atlântica do Sudeste do Brasil, que apresenta acentuado declínio populacional em virtude da perda e fragmentação de hábitat e competição com espécies invasoras.

O CECFAU é mais uma iniciativa pioneira da instituição para a conservação da fauna silvestre ameaçada, considerado um avançado centro de estudos voltado para pesquisas e programas integrados de conservação in situ e ex situ, e para a manutenção de espécies cativas geneticamente viáveis para futuros programas de reintrodução e reforço das populações na natureza.