Centro de apoio à vítima de violência completa dois anos de funcionamento

Programa é realizado pela Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

seg, 17/07/2000 - 16h22 | Do Portal do Governo

Programa é realizado pela Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

Em dois anos de funcionamento, o Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, já atendeu 1.310 familiares carentes, vítimas da violência urbana. O objetivo deste programa é oferecer às vítimas, de forma concentrada, ágil e integrada, serviços essenciais para que elas retomem com normalidade suas atividades individuais, sociais e profissionais, sem precisarem cumprir uma estafante rotina de viagens às unidades de atendimento.
As pessoas que procuram o Cravi recebem assistência psicológica, social e jurídica, para poderem superar o trauma da perda e retomar com normalidade às suas atividades sociais. A primeira avaliação é realizada por uma equipe multidisciplinar (assistentes sociais e psicólogos) e conforme o problema os familiares recebem orientação e são encaminhados ao atendimento psicológico ou jurídico. Se o problema não for da esfera do Cravi, a Secretaria da Justiça aciona outros serviços públicos.
O Centro de Referência e Apoio à Vítima é uma parceria das secretarias estaduais da Justiça, Segurança Pública, Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social, com a Procuradoria Geral do Estado. Também colaboram participantes da sociedade civil, como o Núcleo de Violência e Justiça da PUC/SP, Senac, Federação do Comércio e outros. O Centro conta ainda com o apoio do Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa.

Serviços

Os advogados do Cravi prestam orientação jurídica à respeito da investigação policial ou do processo judicial movido pelos parentes das vítimas. Acompanham, também, o ajuizamento de ações referentes a pensão ou benefício previdenciário, como PIS, FGTS, seguro de vida, entre outros.
Os assistentes sociais recebem uma série de reclamações dos parentes das vítimas, que vão desde as dificuldades na reintegração social, desagregação familiar, auxílio moradia até solicitações de vagas em escolas e creches. O serviço social identifica recursos que possam amenizar a angústia dos familiares, entre eles o tratamento psicológico.
A assistência psicológica consiste na reestruturação psíquica do parente da vítima, colaborando na superação de dificuldades, na reorganização emocional e redução dos efeitos negativos decorrentes da violência sofrida.

Cravi – Funcionamento de segunda a sexta-feira, na Rua Barra Funda, 1.032 – São Paulo/SP.
Horário das 9 às 18 horas, telefones (0XX11) 3666-7778 e 3666.7334. Podem-se beneficiar deste centro famílias com renda até quatro salários mínimos.