Centro de Animais Peçonhentos da Unesp inaugura Serpentário

Iniciativa em Botucatu promoverá educação ambiental

qua, 16/04/2008 - 21h38 | Do Portal do Governo

O Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap), unidade complementar no câmpus de Botucatu, inaugura nesta quarta-feira (16/4) um Serpentário de visitação pública destinado à promoção de educação ambiental. “Com essa iniciativa pretendemos estimular na população do município e região a conscientização sobre o tema”, afirma Benedito Barraviera, diretor do Centro.

Com 300 m², o Serpentário está preparado para receber até 500 pessoas diariamente. De acordo com o coordenador, o médico veterinário Rui Seabra, a iniciativa é uma aspiração antiga do Cevap. “Observamos em exposições anteriores nas instalações do Centro que o interesse do público pelo assunto é grande”, disse.

No local foram instaladas 32 baias para acomodar animais venenosos e não-venenosos. As visitas, gratuitas e abertas à população em geral, deverão ser feitas em grupos de 40 a 50 pessoas – acompanhados por monitores. A visitação deve durar uma hora.

Os visitantes do Serpentário do Cevap receberão informações sobre os animais, sua biologia, seu comportamento e, em caso de acidente, inclusive com outros animais peçonhentos —aranhas, escorpiões, lacraias, abelhas, vespas, marimbondos e arraias — como devem ser os primeiros socorros. Animais peçonhentos são aqueles que produzem veneno e possuem instrumento, dentes, ferrões, para injetá-lo em sua vítima. Já os não-venenosos, embora também produzam veneno, não possuem sistemas inoculador.

Os monitores são estudantes bolsistas mantidos com recursos do Cevap, da prefeitura de Botucatu e da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), vinculada à Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo, com o apoio de pró-reitorias da Universidade e do Projeto Ciência na UNESP, da vice-reitoria.

Serviço:

Serpentário do Cevap

Fazenda Experimental Lageado

Rua José Barbosa de Barros, 1780

Botucatu – SP

Agendamento de visitas: 14-3882-5555; 14-3814-5446

e-mail: cevap@cevap.org.br

www.cevap.org.br

 Da Unesp

C.M.