Centro da Fapesp oferece acesso ao conteúdo de seu site pelo celular

Serviço segue tendência de instituições internacionais de disseminar cursos e material didático grátis pela Internet

ter, 10/04/2007 - 16h25 | Do Portal do Governo

Desde o dia 30, todo o conteúdo do site do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), ligado à Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), está disponível para acesso por meio de celular conectado à Internet com o navegador Wap, padrão internacional para aplicações que utilizam comunicações sem fio. O serviço também funciona com computadores de mão, como Smart Phones, Palmtops e PDAs.

O portal do CMDMC oferece notícias de ciência e tecnologia, vídeos e mais de 1,7 mil publicações científicas, com facilidade de efetuar buscas pelas áreas de interesse. Permite também ao usuário participar de fóruns de discussão em tempo real, votar em enquetes e obter material didático.

Outro serviço é o acesso à Rede de Pesquisa CMDMC, um ambiente de ensino a distância e gerenciamento de projetos criado em outubro passado. Hoje, reúne mais de 200 cientistas brasileiros e estrangeiros. Embora seja recente, a Rede já obteve em média 35 mil acessos mensais desde o início dos trabalhos, sendo 90% deles provenientes de Portugal, Itália, Índia, Japão e México.

 

Difusão de pesquisas – O professor Elson Longo, diretor do CMDMC e pesquisador do Instituto de Química da Unesp (campus de Araraquara) explica que a idéia de aplicar a nova tecnologia surgiu após a verificação de que pelo celular é possível acessar portais das maiores agências de notícias brasileiras e sistemas de busca como o Google. “Não encontramos nenhum centro de pesquisa com conteúdo disponível. Assim, por que não oferecer este serviço?”, observou.

Elson comenta que o objetivo da iniciativa é utilizar novos meios tecnológicos para disseminar o conhecimento produzido nos laboratórios do CMDMC, um dos dez centros de excelência criados pela Fapesp, por meio do programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids). O CMDMC reúne pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal de São Carlos, da USP e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.

 

Pioneirismo – O CMDMC foi um dos pioneiros no País na utilização de DVDs e programas de TV para divulgar temas como nanotecnologia e agora coloca esses vídeos também na Internet. A iniciativa de oferecer acesso ao conteúdo via celular segue a tendência de grandes instituições internacionais de pesquisa como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que disponibiliza grande parte de seus cursos e materiais pela Internet.

SERVIÇO

Para acessar o site do CMDMC, digite www.cmdmc.com.br

Da Agência Imprensa Oficial