Centro Cultural da USP de São Carlos debate cinema nacional dos anos 80

Filmes serão exibidos em quatro encontros semanais, em março, e serão seguidos de discussões

qua, 28/02/2007 - 10h09 | Do Portal do Governo

Cinema Brasileiro: Anos 80 – Filmes e Debates é o projeto que estará em cartaz no Centro Cultural da USP de São Carlos em março. Sob a coordenação do sociólogo Fernando Nogueira, a iniciativa visa a analisar a produção cinematográfica da década de 80. “Minha preocupação como sociólogo é mostrar como o cinema ajuda a entender o Brasil”, afirma Nogueira.

O projeto busca também estimular a criação de espaços permanentes de debate e produção em núcleos de cinema. Serão quatro encontros semanais, sempre às segundas-feiras às 19 horas, com início no dia 5. As apresentações dos filmes serão seguidas de discussões.

Serão exibidos Eles não Usam Black-tie, Anjos do Arrabalde, Vera e uma seleção de curtas-metragens batizada de História da Cidade. Os curtas foram produzidos pela Casa de Cinema de Porto Alegre e entre eles está Ilha das Flores, de Jorge Furtado, eleito pela crítica européia como um dos cem mais importantes curtas-metragens do século passado.

Os interessados devem se inscrever no Centro Cultural da USP a partir de terça-feira (27). As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas.

Produções

Os filmes que serão apresentados estão entre as melhores produções do cinema nacional. A seguir, um resumo de cada obra:

• Eles não Usam Black-tie (Brasil, 1981) – Dirigido por Leon Hirszman, é baseado na peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri, que também integra o elenco, ao lado de Fernanda Montenegro e Carlos Alberto Riccelli. Conta a história de um operário que engravida a namorada e resolve se casar. Paralelamente, a empresa em que trabalha entra em greve. O rapaz fura o movimento para garantir o emprego, mas entra em atrito com seu pai, o líder da greve. Premiações: Grande Prêmio Especial do Júri e Leão de Ouro, do Festival de Veneza (Itália); prêmio Grand Coral, do Festival de Havana (Cuba); troféu da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) para Gianfrancesco Guarnieri, na categoria melhor ator.

• Anjos do Arrabalde (Brasil, 1987). Dirigido por Carlos Reichenbach, tem no elenco Betty Faria, Clarisse Abujamra, Emílio Di Biasi e Ricardo Blat. Apresenta um retrato da vida nos bairros pobres, suas tragédias e problemas de família, por meio do cotidiano de três professoras da periferia de São Paulo. Uma abandona o magistério por pressão do marido machista; outra sustenta o irmão viciado e é vítima de preconceito por causa de sua vida sexual e pelo romance com um homem casado; e a terceira está desiludida com a profissão. Premiações: três troféus Kikito de Ouro no Festival de Gramado (Brasil), nas categorias melhor filme, atriz (Betty Faria) e atriz coadjuvante (Vanessa Alves).

• Vera (Brasil, 1986). Dirigido por Sérgio Toledo, com Ana Beatriz Nogueira, Norma Blum e Raul Cortez. Baseado na vida de Sandra Mara Herzer, autora do livro A Queda para o Alto. Conta a história de Vera, uma interna da Febem, homossexual e poeta, dos maus-tratos no internato ao suicídio, em 1982, passando pela fase em que saiu da Febem pelas mãos do então deputado Eduardo Suplicy que, sensibilizado por seu talento, deu-lhe apoio e conseguiu-lhe emprego. Premiações: Troféu Candango, no Festival de Brasília, nas categorias melhor atriz (Ana Beatriz Nogueira), trilha sonora e som; Urso de Prata, no Festival de Berlim (Alemanha), na categoria melhor atriz (Ana Beatriz Nogueira).

• Ilha das Flores (Brasil, 1989). Integra a programação de História da Cidade. Dirigido por Jorge Furtado, com Ciça Reckziegel e narração de Paulo José. O curta-metragem, do gênero documentário, mostra de forma ácida como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. O diretor segue a trajetória de um tomate que, depois de colhido, transportado e vendido num supermercado, apodrece e acaba num lixão, seu verdadeiro final, entre animais, mulheres e crianças. Premiações: nove prêmios no 17o Festival de Gramado, entre os quais os de melhor filme de curta-metragem, roteiro e montagem; Urso de Prata no Festival de Berlim; Margarida de Prata, concedido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Prêmio Especial do Júri e Melhor Filme do Júri Popular no Festival de Clermont-Ferrand (França); prêmio Blue Ribbon Award, no American Film and Video Festival, de Nova York (EUA); melhor filme no No-budget Kurzfilmfestival, Hamburgo (Alemanha).

SERVIÇO

Inscrições e informações no Centro Cultural da USP – Av. Doutor Carlos Botelho, 1.465, centro, São Carlos. Tel. (16) 3373-8027 e 3373-9106. E-mail: centrocultural@sc.usp.br

Sirlaine Aiala – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)