Centro Cultural da Juventude recebe o nome de Ruth Cardoso

Evento contou com a presença de José Serra e Fernando Henrique Cardoso

sex, 17/10/2008 - 13h42 | Do Portal do Governo

O Centro Cultural da Juventude da Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte da Capital, recebeu nesta sexta-feira, 17, o nome da antropóloga e ex-primeira-dama do país, Ruth Cardoso. O evento para oficialização da homenagem da Prefeitura Municipal aconteceu no Teatro de Arena do Centro Cultural e contou com a presença do governador José Serra e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, entre outras autoridades. 

“A Ruth Cardoso participou muito da construção desse centro. Não da construção física, porque ele já estava pronto, mas ajudou na programação, na sugestão de equipamentos. O centro foi o que de melhor fizemos quando eu ainda estava na Prefeitura, e a Ruth era realmente entusiasmada por ele. Esteve aqui várias vezes e se aproximou dando idéias. Quando estava sendo construído, eu contava o que ia ter aqui e insistia que ela viesse. Ela veio e não saiu mais, e vai ficar para sempre”, disse o governador.

O Centro Cultural da Juventude foi inaugurado no dia 27 de março de 2006 em um dos últimos atos do então prefeito José Serra. O local recebe cerca de 15 mil visitantes por mês e funciona de terça a domingo, das 10h às 22 horas.

Localizado na Avenida Deputado Emilio Carlos, número 364, na confluência de dos bairros Cachoeirinha e Brasilândia, o centro atende dois dos distritos que apresentam os índices mais altos de vulnerabilidade juvenil, de acordo com a Fundação Seade, e onde 25% dos moradores têm entre 18 e 29 anos. No bairro de  Brasilândia, 50,5% dos jovens de 18 e 19 anos não concluíram o ensino fundamental, e 32,7% dos moradores entre 15 e 17 anos não freqüentam a escola.

É o primeiro da América Latina feito nos moldes de espaço criado em Madri e adotado em toda a Europa. Com cerca de 7,5 mil metros quadrados de área construída, dispõe, no térreo, de anfiteatro com telão, teatro de arena e mezanino de exposições; no mezanino tem espaço de convívio e de atividades diversas; no 1º subsolo, internet livre, salas de oficina, aula e reunião, sala de projetos, biblioteca, local para exibições e exposições e home teather,  e no 2º subsolo,  núcleo multimídia, salas de oficina, aula e reunião, jardim externo.

O centro tem também  acervo de livros, cds, vídeos, fotos, gibis, fanzines, textos, pinturas, cartazes; acervo de produção sobre a juventude.

Entre as atividades oferecidas aos jovens incluem-se acesso à informação de interesse juvenil; oficinas multimídia; espaço para encontros, convívio, festas, teatro, saraus, palestras, bate-papos, debates; atividades culturais ; cinema e internet livre; cursos e reforço escolar.

Ruth Cardoso

Ruth Vilaça Correia Leite, nasceu em Araraquara, a 19 de setembro de 1930, e morreu em São Paulo, em 24 de junho de 2008. Casada, em 1953, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, adotou o nome de Ruth Correia Leite Cardoso.

Ruth Cardoso, como ficou conhecida, foi doutora em antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo; docente e pesquisadorana USP e outras instituições universitárias internacionais, como a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais, Universidade do Chile, Maison des Sciences de L’Homme (Paris), Universidade de Berkeley (California), e Universidade de Columbia (Nova York).  Foi também membro associado do Centro para Estudos Latino-Americanos da Universidade de Cambridge (Inglaterra) e membro da equipe de pesquisadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap-SP). Da sua produção acadêmica constam livros e trabalhos sobre imigração, movimentos sociais, juventude, meios de comunicação, violência, cidadania e tabalho.

Durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso criou e presidiu o programa Comunidade Solidária, de combate à exclusão social e a Comunitas, uma Ong com o objetivo de dar continuidade à instituição oficial.

Por ocasião da morte de Ruth Cardoso, o governo do Estado decretou três dias de luto oficial  e, sobre ela, o governador José Serra declarou: “A Ruth era uma pessoa muito especial, para sua família, para seus amigos, para nosso País. Um exemplo de dignidade, delicadeza, inteligência e carinho pelas pessoas”.