Centrinho atinge a marca de 500 implantes cocleares

Conhecido internacionalmente como “ouvido biônico”, o implante é um recurso utilizado em pessoas com surdez severa

qui, 28/06/2007 - 10h20 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (28), a equipe do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) da USP vai comemorar a marca de 500 cirurgias de implante coclear realizadas desde 1990 – ano em que foi feito o primeiro implante coclear multicanal em adultos no Brasil.

Estão programadas videoconferência com centros de implante, homenagens especiais e apresentação do Coral Infantil do Centro Educacional do Deficiente Auditivo (Cedau). O evento ocorre no Teatro da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, Alameda Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75.

Conhecido internacionalmente como “ouvido biônico”, o implante é um recurso utilizado em pessoas com surdez severa para profunda e profunda bilateral. A operação de alta complexidade consiste na implantação de um dispositivo eletrônico computadorizado no ouvido interno, que substitui parcialmente as funções da cóclea, transformando energia sonora em sinais elétricos.

Estes sinais são decodificados e enviados ao córtex cerebral. Após aproximadamente 40 dias da cirurgia, é ativado o dispositivo externo (microfone, antena e processador de fala), que fica acoplado na região próxima à cicatriz da cirurgia através de um ímã. O microfone capta o som, envia-o para o processador de fala (que codifica o som natural para som elétrico) e a antena transmite esse som cutaneamente, por sistema de rádio-freqüência, para o dispositivo interno.

Atualmente, existem no mundo mais de 60.000 usuários de implante coclear. Apenas oito centros especializados fazem essa cirurgia no País. Os serviços paulistas vinculados à Universidade de São Paulo (USP) da capital, Bauru e Ribeirão Preto (que continuam fazendo o procedimento), a Santa Casa de São Paulo, a Escola Paulista de Medicina (EPM) e hospitais do Rio Grande do Sul e do Norte.

Hoje, o Ministério da Saúde paga R$ 43,8 mil por implante. No Centrinho, só em 2006, foram feitas 56 cirurgias de implante coclear. Neste ano, até abril, já foram realizadas mais 16 cirurgias, média de 4 por mês. Todos os procedimentos são realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Os números do Centrinho correspondem a mais de 70% de todos os implantes realizados pelo SUS no Brasil.

Mais informações: (0XX14) 3235 – 8156

Da Agência USP de Notícias

(J.H.)