Central de operações da PM tem número alto de trotes

30% de 9 mil ligações diárias são inconsistentes

qua, 12/03/2008 - 10h35 | Do Portal do Governo

Os trotes e brincadeiras representam entre 20% e 30% das chamadas atendidas pelas Centrais de Operações da Polícia Militar (Copom – fone 190) e dos Bombeiros (Cobom – fone 193) dentro da cidade de São Paulo. O major Wilson de Oliveira Leite, chefe do Copom recebe cerca de 35 mil ligações por dia e lamenta: “Esse serviço é essencial para garantir a segurança da população, não deve ser atrapalhado pela falta de informação ou mesmo pela má fé dos próprios usuários”.

Segundo ele, os tipos de trotes são os mais variados possíveis: e vão desde crianças que ligam por brincadeira a simulações reais de ocorrências, que muitas vezes mobilizam as viaturas e equipes da polícia sem nenhuma necessidade.  

“Nossos operadores já estão acostumados com isso e fazem uma triagem do que pode ou não ser verdade”, explica o oficial de comunicações do Corpo de Bombeiros, tenente Vítor Carvalho. “Mesmo assim, acabamos indo verificar uma ou outra ocorrência falsa todo dia”. De acordo com ele, o Cobom atende uma média de 9 mil ligações por dia, das quais cerca de 30% se tratam de trotes e apenas 450 se tornam ocorrências efetivamente. 

“Qualquer pessoa que liga, passando um trote ou mesmo buscando uma informação irrelevante, está ocupando uma linha que pode ser essencial para outra pessoa. Um minuto perdido em um atendimento de emergência pode custar a vida de alguém”, diz o major Wilson, lembrando que passar trote para a polícia é crime e pode dar cadeia. Para casos não-emergenciais, a Polícia Militar tem outro número disponível: 0800 555 190. 

Da Secretaria da Segurança