Central de achados e perdidos do Metrô registra quase 34 mil itens em 2009

Documentos lideram a lista dos itens perdidos pelos paulistanos

seg, 18/01/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo recolhe, em média, 90 objetos perdidos ou esquecidos por dia em suas estações e trens. Em 2009, foram arquivados quase 34 mil itens. Desse total, cerca de 7.200 (21%) foram resgatados por seus donos. A maioria dos objetos é encontrada nas estações Sé, Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda.

Entre os objetos mais perdidos estão documentos, cartões, crachás, carteiras e peças de vestuário. Os documentos representam 24% dos itens arquivados pela Central de Achados e Perdidos, ficando no primeiro lugar da lista. Telefones celulares, guarda-chuvas, óculos, calçados, material escolar, incluindo livros e revistas, representam 12%.

No último ano, no entanto, alguns itens ganharam destaque por destoarem da lista do que é comumente encontrado. Os funcionários do Metrô encontraram dentadura, narguilé (espécie de cachimbo), carrinho de supermercado e até cadeira de rodas.

Serviço 

Todos os objetos encontrados ficam à disposição dos usuários por 60 dias na Central de Achados e Perdidos, na Estação Sé. Após esse período, eles são enviados ao Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo, sendo que os documentos são devolvidos aos órgãos expedidores.

As consultas sobre objetos e documentos perdidos podem ser feitas pessoalmente na Estação Sé (de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas), pelo telefone 0800-7707722 (de segunda a sábado das 7 às 19 horas) ou pela Internet, no atalho “Serviço” do site do Metrô. Clique aqui para acessá-lo.

Do Metrô