Central de Achados e Perdidos do Metrô auxilia usuários mais esquecidos

No período de janeiro a maio, serviço teve mais de 8.000 itens recebidos

seg, 18/06/2007 - 20h11 | Do Portal do Governo

A Central de Achados e Perdidos do Metrô se tornou um símbolo de confiabilidade na capital paulistana. Essa marca pode ser atestada com o número de 8.882 ítens recebidos durante o período de janeiro a maio de 2007. Os documentos pessoais como RG e CPF continuam a ser os mais esquecidos, com 5.939 unidades e a vasta lista de objetos já chega a 2.943 só neste período.

No último dia 15, a Central de Achados e Perdidos completou 32 anos, mas são poucos os usuários que procuram por este órgão para reaver seus pertences deixados nas estações e nos trens da Companhia.

O setor recebe em média 2.000 ítens por mês; desses, 70% são documentos e 30% referem-se a objetos. Os mais encontrados nos trens e estações são óculos, aparelhos celulares, guarda-chuvas, pastas, agendas, bolsas e sacolas. Atualmente, são realizados mensalmente 6.000 atendimentos e o índice de devolução é de 30 %, em média.

Além de objetos, são inúmeros os usuários e empregados que encontram valores em dinheiro e entregam na Central de Achados e Perdidos, mesmo sem identificação. O recebimento médio anual foi de R$ 6 mil.

Inovação

A Central de Achados e Perdidos conta, em fase de teste, com um novo sistema informatizado que permitirá que a consulta dos objetos seja feita por qualquer estação, a partir do momento de seu cadastramento.

O novo sistema registrará dados do usuário e do objeto que foi perdido e não foi encontrado até aquele momento. Se o objeto for localizado posteriormente e corresponder à descrição lançada no banco de dados, a Central de Achados e Perdidos entrará em contato com o usuário para a retirada. Além disso, será possível emitir relatórios estatísticos periodicamente para mapear os principais locais e os tipos de objetos perdidos. Dessa forma, o Metrô poderá realizar campanhas e ações preventivas para redução de perdas.

O objetivo dessa inovação é aumentar o índice de objetos encontrados e diminuir a possibilidade de perda por parte dos usuários. A implantação do sistema informatizado de gestão está prevista para o segundo semestre deste ano.

Quem procura acha

As consultas de documentos e objetos identificados podem ser realizados na Central de Informações do Metrô pelo telefone 08007707722, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados das 9 às 15 horas, exceto feriados, ou pelo endereço eletrônico do Metrô (www.metro.sp.gov.br). Para a devolução de celulares é necessário a apresentação de nota fiscal.

Além do posto da estação Sé, o Metrô disponibiliza uma outra central na estação Largo Treze, para os usuários da Linha 5-Lilás.

O atendimento pessoal é feito na estação Sé, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 18 horas e na estação Largo Treze o funcionamento é de segunda a sexta-feira, com exceção dos feriados, das 8 às 17 horas.

Os objetos e documentos encontrados na rede metroviária são armazenados por um período de 60 dias. Após esse período os objetos são separados em novos e usados e enviados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Já os documentos são enviados aos órgãos emissores.

Do Departamento de Imprensa do Metrô

(R.A.)