Centenário de Niemeyer é comemorado com painel no Copan

Homenagens começam hoje, promovidas pelo Museu da Casa Brasileira

sex, 30/11/2007 - 10h22 | Do Portal do Governo

A partir desta sexta-feira, 30, pode-se avistar no alto do edifício Copan, símbolo da arquitetura moderna de São Paulo, um grande e florido número 100, estampado nas cores da bandeira paulista, branco, preto e vermelho. Trata-se de uma homenagem ao centésimo aniversário de Oscar Niemeyer, o autor do projeto da construção sinuosa e arrojada em concreto armado que é um dos marcos da arquitetura paulista. Ele completa 100 anos em 15 de dezembro.

A iniciativa integra comemoração promovida pela Secretaria Estadual de Cultura e pelo Museu da Casa Brasileira (MCB), que prevê ainda o lançamento do roteiro Três Momentos de Oscar Niemeyer, às 19h30 de hoje, no próprio MCB, e a visitação monitorada e gratuita às obras paulistanas do arquiteto, nos dias 1º e 2 de dezembro.

Os diretores do Museu, Miriam Lerner e Giancarlo Latorraca, explicam a importância da homenagem a Niemeyer: “Importa para nós celebrar a importância de quem tanto contribuiu para a história da arquitetura moderna brasileira e internacional”.

A primeira idéia cogitada para isso foi estampar a comemoração no Copan. “Nossa vontade inicial era cobrir o edifício de rosas, mas, ao amadurecermos a idéia, chegamos à conclusão de que seria mais viável fazer o painel, com o número 100 formado pelas flores”, conta Miriam. O nome do artista plástico e arquiteto Paulo Von Poser para ser o autor da imagem com rosas surgiu quase que naturalmente.

Ele é especialista no desenho da flor e também a coleciona em espécie. Poser compôs o algarismo 100 de 13 metrosde altura por 22 de comprimento com uma centena de imagens da flor.

O trabalho final foi impresso e montado em lona vinílica perfurada, para não obstruir a visão dos moradores do Copan. “Tive a intenção de oferecer rosas desenhadas nas cores paulistanas, com grafismos que lembram os traços do próprio Niemeyer”, diz o artista.

O painel ficará na fachada do edifício até o dia 25 de janeiro, aniversário da cidade.

Roteiros MCB – O roteiro que vai ser lançado hoje no Museu é um guia bilíngüe português/inglês, que apresenta oito obras do arquiteto dentro da cidade, imagens e informações sobre cada uma delas, mapa de localização e a linha do tempo das construções. É apresentado pelo arquiteto catalão Josep Maria Botey, profundo conhecedor da arquitetura de Niemeyer e autor do mais completo catálogo de sua obra.

Podem ser conferidos na publicação os edifícios Montreal, Copan, Califórnia, Triângulo, Eiffel, as obras que compõem um complexo no Parque do Ibirapuera e as que formam o Memorial da América Latina e o Sambódromo. É o primeiro volume de série de guias a serem editados pelo MCB, intitulada Roteiros MCB/100 Obras de Arquitetura em São Paulo, com autoria da professora da Fau-Mackenzie, Ruth Verde Zein. No evento desta noite, a partir das 19h30 (ver endereço no serviço), ela integrará mesa-redonda com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Carlos Eduardo Comas.

O evento é aberto ao público, com entrada franca.Serão abordadas, entre outras coisas, as características do trabalho do arquiteto. De acordo com a professora Ruth, a criação do Parque do Ibirapuera, por exemplo, pode ser vista como um registro de transição na trajetória artística de Niemeyer. “Ela marca o início de uma fase com mais simplificação, quando também passa a trabalhar na concepção de Brasília.

O objetivo da criação do Roteiros MCB/100 anos, de acordo com os diretores do Museu, é possibilitar a sinalização de obras arquitetonicamente relevantes para visitação. Giancarlo Latorraca explica que o projeto reinterpreta a tradicional concepção de acervo, introduzindo o conceito ‘museu extramuros’ e valorizando marcos de referência da cidade. “Dessa forma, sem ampliação da reserva técnica, expandimos o nosso conteúdo informativo”, destaca.

Outro intuito da iniciativa, é conferir placas de identificação do patrimônio arquitetônico às obras que integrarem o roteiro. Inicialmente, o Copan e o Eiffel serão identificados com as placas, assinadas pelo Museu e pelaSecretaria.

As visitas monitoradas a serem realizadas no fim de semana (sábado e domingo), com saída do MCB a partir de agendamento prévio (as vagas já estão esgotadas), estão divididas em dois destinos diferentes: um deles faz o percurso centro e Memorial e o outro segue para o Parque do Ibirapuera. Serão feitas três saídas, com 23 pessoas, em microônibus, para cada um dos destinos. Terão a duração de aproximadamente três horas.

SERVIÇO

Roteiros MCB – Três Momentos de Oscar Niemeyer

em São Paulo

Lançamento e mesa-redonda, às 19h30, no Museu da Casa Brasileira

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.075

Telefone 3032 3727

Entrada gratuita

Site www.mcb.sp.gov.br

Edifício Copan

Avenida Ipiranga, 200 – centro

Simone de Marco

Da Agência Imprensa Oficial