Centenária Socorro é referência em turismo de aventura

Localizado no Circuito das Águas de São Paulo, o município tem excelente infra-estrutura para receber turistas

ter, 30/09/2008 - 9h48 | Do Portal do Governo

As montanhas e o verde da mata da Serra da Mantiqueira encantam os olhos dos viajantes que se dirigem à cidade de Socorro. Por trás da tranqüilidade interiorana e do ar puro, o turista pode liberar a mais densa adrenalina. Localizada a 110 quilômetros de Campinas, entre São Paulo e Minas Gerais, Socorro é referência no País no quesito turismo de aventura e de acessibilidade. Mas não só por isso.

A cidade foi destacada como um dos destinos rodoviários mais preparados para receber o turista da terceira idade. Socorro faz parte do Circuito das Águas paulista que engloba os municípios de Amparo, Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Lindóia, Águas de Lindóia, Jaguariúna e Pedreira. O projeto é da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado, que inclui também o Circuito das Flores e Frutas, Rota da Liberdade e Fazendas Históricas.

O relevo montanhoso e o grande potencial hidrográfico facilitam a prática de esportes radicais como rafting, bóia-cross, canoagem, trilhas, trilhas de jipe, asa delta, trike, pêndulo, caminhada, water trekking, acqu- ride, arvorismo, trombonágua, rapel, escalada, tirolesa, fora-de-estrada (4×4, motos e quadriciclos), parapente, motocross, cicloturismo, espeleoturismo, canionismo.

“É adrenalina pura!”, comemora Rodrigo Pamplona Polizio, terceiranista da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo ao terminar o percurso de rafting no Parque Ecológico Monjolinho. Ele e mais 14 amigos da Faculdade de Medicina aproveitaram a semana de folga de 7 de Setembro para se aventurar pelas corredeiras do Rio do Peixe.

Os pais de Rodrigo têm residência em Serra Negra e o estudante visita Socorro desde criança. “Estamos todos hospedados na casa dele e vamos voltar nas férias do verão”, avisa Carolina Oliveira, colega de faculdade.     

De acordo com Michael Golo, chefe de divisão de Turismo de Socorro, as 22 corredeiras do Rio do Peixe, com sete quilômetros de extensão, foram consideradas uma das mais técnicas do Estado e do Brasil para a prática de rafting.

Rios e cachoeiras, montanhas e vales, matas e trilhas, grutas e parques recortam os 449,2 quilômetros quadrados de Socorro, onde praticamente tudo está preservado para que o viajante possa fazer caminhada, respirar ar puro e renovar as energias.

Natalia Ciconello, 21 anos, e o marido Fabrício Ciconello, 25, esquecem o dia-a-dia atribulado e sempre que podem viajam para lugares diferentes. “Moramos e trabalhamos em São Paulo. Descobrimos Socorro e vamos voltar. Hoje passamos o dia praticando arvorismo. Amanhã, vamos visitar a cidade que tem edificações bem interessantes”, diz Fabrício.

História – Socorro tem aproximadamente 33 mil habitantes, quase 200 anos de história e conserva ainda a beleza de muitas de suas antigas construções. Nas ruas tranqüilas, a modernidade se mistura aos casarões do fim do século 19 e início do século 20. Um exemplo é o Palácio das Águias. Construído em 1936, em estilo eclético em tijolos de alvenaria, é uma réplica do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Abrigou o Paço Municipal. Em seu salão nobre constavam pinturas de Francisco Rebolo Gonçalves.

O nome da cidade vem de sua padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em cuja homenagem foi erguida uma pequena capela no ano de 1829, no lugar onde hoje está a igreja matriz, construída no início do século 20. A imagem da ascensão de Nossa Senhora aos céus no teto da igreja é uma atração à parte, além da imagem da padroeira em tamanho natural. 

Confirmando sua posição no setor, o município receberá até o final de 2008 mais de R$ 1 milhão do Ministério do Turismo para investimento em projetos como o Socorro Acessível, o programa Aventura Segura e as obras de adaptação em passeios e edifícios públicos.

O projeto Aventureiros Especiais foi adotado numa parceria entre a Organização Não-Governamental (ONG) Aventura Especial e o Ministério do Turismo, com três parques da cidade: Parque dos Sonhos, Campo dos Sonhos e o Parque Ecológico Cachoeira do Monjolinho.

Foram identificadas as adaptações necessárias para tornar possível o turismo de natureza para pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja física, mental, sensorial ou múltipla. Estudos indicaram que mudanças em alguns equipamentos, como a adaptação de uma cadeirinha no bote para o rafting, o desenvolvimento de uma cadeira de uma única roda para passear por trilhas e cadeirinhas em outro formato a serem usadas no rapel e na tirolesa, auxiliariam os deficientes para a prática de esportes radicais.

A cidade também desenvolveu o Projeto Socorro Acessível, por meio de um convênio entre a Associação para a Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape), a Prefeitura Municipal e o Ministério do Turismo. Entre as ações, foram instalados sinais sonoros nos semáforos, e adaptadas rampas de acesso em locais públicos.

Segurança e acessibilidade – Os hotéis, restaurantes, pousadas, farmácias, parques e o comércio local estão se adequando às normas de acessibilidade. “Os diversos planos estão em execução, como a construção de rampas de acesso e rebaixamento das calçadas, monitorados pela Comissão de Acessibilidade da cidade. Desta maneira, todos podem usufruir as atrações da região”, explica Michael. Com essas ações, Socorro tem se tornado referência para outros pólos turísticos fora do Estado de São Paulo. “Recebemos uma comitiva do Maranhão para conhecer as principais ações que estamos executando para atrair turistas de todos os segmentos sociais e, principalmente, a questão da acessibilidade”, explica o administrador.

O Parque dos Sonhos, o Portal do Sol Hotel Fazenda e o Parque Ecológico Cachoeira do Monjolinho adaptaram as suas instalações para receber bem os turistas portadores de deficiência. De piso tátil a cadeiras especiais para realização de trilhas, os locais oferecem segurança para quem pratica esportes radicais.

Localizado no Vale do Rio Cachoeirinha, o Parque dos Sonhos adotou um projeto de acessibilidade que garante a facilidade na locomoção e diversão para os deficientes. São 14 atividades que podem ser realizadas, dependendo da deficiência da pessoa.

Todas as instalações do parque receberam sinalizações, desde a entrada até os apartamentos. Para os esportes radicais, um banner indica quais pessoas estão aptas a praticar cada atividade e o grau de dificuldade no decorrer do trajeto. Os cegos, por exemplo, podem realizar todas as atividades. Para as outras deficiências, o parque oferece adaptações. “O importante é estar tudo com muita segurança”, afirma Anderson Florêncio, gerente do Parque.

As instalações dos apartamentos do Hotel Parque dos Sonhos foram adequadas, de acordo com a ABNT, para receber esse público. Todos os interruptores estão a um metro de altura e as tomadas distam 60 centímetros do chão. “Fica mais fácil até para as pessoas sem deficiência”, observa Anderson. Todos os quartos possuem identificações em braile na porta, além de piso tátil para cegos se guiarem.

Os banheiros possuem adaptações que permitem a um cadeirante sentar-se no momento do banho. As torneiras são em alavanca, para permitir o uso de quem não possui força na mão. As portas abrem para fora. “Caso a pessoa passe mal, não é necessário arrombar a porta para salvá-la. Basta arrancar os pinos das dobradiças que a porta se desencaixa”, explica. Outra vantagem é o transporte interno, com alguns veículos modificados, para atender os deficientes.

Para aqueles que desejam sentir a adrenalina pura, a sensação do local é a Tirolesa do Pânico, com um quilômetro de extensão e a 160 metros de altura. Em um minuto, o aventureiro chega ao destino final em terras mineiras. “É a ponte aérea mais rápida do mundo”, garante Anderson.

Conhecida como a Capital Paulista das Malhas, Socorro é uma das cidades mais importantes do Brasil na produção de tricô e malhas. A partir da década de 1960 a produção adquiriu impulso com o aparecimento de inúmeras malharias que hoje exportam seus produtos para países da Europa e América do Norte. Atualmente são cerca de 400 os estabelecimento desse ramo de atividade, que constituem uma das principais fontes de renda da cidade.

Localize

Socorro localiza-se na região noroeste do Estado, quase divisa com Minas Gerais, fazendo limite com as cidades de Águas de Lindóia, Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Pinhalzinho, Bueno Brandão e Monte Sião (MG).

Está a 132 quilômetros da capital, em uma altitude de 745 metros, possui um clima quente (ameno-seco) com temperaturas variando, no verão, de 25 a 34 graus e no inverno de 1 a 15 graus. Suas principais atividades econômicas são o turismo, comércio e serviços e agricultura.

Há várias opções para se chegar à cidade. As rodovias Fernão Dias, Anhangüera e a Bandeirantes, para quem sai da capital paulista, e ainda a Via Dutra e a D. Pedro I, para quem sai das cidades do Vale do Paraíba e do Rio de Janeiro.

Destaques

Charmosa – Localizado na Estrada dos Pereiras, o Portal do Sol Hotel Fazenda oferece acomodações para receber pessoas portadoras de deficiência. Encravado em uma montanha, o hotel tem uma atraente capela, construída em madeira, com um altar bastante original, construído com raízes de árvores.       

Preservação – Em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a cidade está desenvolvendo o Programa Mata Ciliar, que visa à recuperação de matas ciliares dos córregos nas propriedades localizadas nos bairros dos Pereiras, Marianos e Buenos.

Imperdível – Do alto do Mirante do Cristo Redentor, tem-se uma ampla vista da cidade e das montanhas da região, até o lado do Estado de Minas Gerais. Os banhos de cachoeiras são excelentes, principalmente se forem nas quedas d’água do Rancho Alegre, do Saltinho ou do Camanducaia. A mais bonita, sem dúvida, é a do Monjolinho, que abriga em seu entorno importantes parques de turismo e de esportes de aventuras.  

Compras – Os principais pólos de compra: Feira Permanente de Malhas, localizada próximo ao portal da cidade com saída para Lindóia; Moda Shopping, inaugurado em 2001, é o primeiro Shopping de Malhas do Circuito das Águas Paulistas. As ruas centrais da cidade se destacam pela grande quantidade de lojas dos mais variados segmentos, desde os produtos das confecções locais até as lojas de móveis e eletrodomésticos.

SERVIÇO

Turismo de Aventura
Campo dos Sonhos – (19)3891-3161 – www.campodossonhos.com.br
Parque do Monjolinho – (19) 3895-7346
Parque dos Sonhos – (19) 3895-2870

Hotéis

Hotel Aventura Parque dos Sonhos – (19) 3955-2870
Hotel Fazenda Portal do Sol – (19) 3895-7889

Compras

Moda Shopping da Fábrica –(19)3895-3327 
Outras informações: www.socorro.tur.br; www.estanciadesocorro.com.br; www.cidadeaventura.com.br

Maria Lúcia Zanelli, da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)