Censo agropecuário de SP aponta melhorias no setor

Áreas de pastagens diminuíram de 51% para 39%, enquanto as de lavoura passaram de 34% para 44%

qua, 20/05/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

O número de propriedades que utilizam práticas de conservação do solo no Estado de São Paulo passou de 147 mil para 180 mil. O dado é do Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agrícola (Lupa), divulgado recentemente. Realizado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento entre 2007 e 2008, o estudo é a maior análise já efetuada do setor agropecuário paulista.  

Esse aumento é resultado do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas e do incentivo do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) para o financiamento e compra de semeadoras de sistema de plantio direto.  

O censo

As informações desse censo permitem orientar e planejar melhor as ações governamentais nos níveis local, municipal e estadual, realizar estudos técnicos, científicos e orientar políticas públicas.  Foram entrevistados representantes de quase 325 mil unidades de produção agropecuária (UPAs). A área de cobertura aumentou em relação ao último censo, totalizando mais de 20 milhões de hectares nos 645 municípios do Estado.  

O Lupa mostra ainda que dois terços das propriedades rurais paulistas têm até 500 hectares, sendo consideradas de médio porte, em termos de Estado. As áreas de pastagens diminuíram de 51% para 39%, enquanto as de lavoura (temporárias, perenes, incluindo as de reflorestamento) passaram de 34% para 44% do total. Nesse período, o número de unidades agropecuárias que dispõe de energia elétrica passou de 122 mil para 248 mil.

Outro dado interessante mostra que mudou o perfil do proprietário rural. O número das pessoas sem instrução ou com instrução incompleta reduziu de 59 para 28 mil, enquanto o de proprietários com curso superior completo subiu de 52 para 62 mil. 

A cana-de-açúcar é a principal cultura do Estado, substituindo a do milho, que já foi a principal. Comparado ao censo passado, realizado há 12 anos, culturas importantes como soja, feijão, café e citros (laranja, limão e tangerina) também diminuíram em termos de número de UPAs e área – embora as duas últimas passem por adensamento, isto é, existência de mais pés em uma área menor.  

Quem quiser conhecer mais detalhes do Lupa, pode acessá-lo nos sites www.agricultura.sp.gov.br ou www.cati.sp.gov.br/projetolupa