Cem anos da imigração japonesa: influência na agricultura

Programação mostra influência dos imigrantes japoneses no desenvolvimento da agricultura paulista

qui, 14/02/2008 - 13h44 | Do Portal do Governo

Foram abertas na última quarta-feira (13 de fevereiro) as comemorações em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, com a apresentação do calendário de ações programadas dentro do Governo do Estado de São Paulo para 2008. Dentro dele, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento apresenta uma programação especial que vai mostrar a influência dos imigrantes japoneses no desenvolvimento da agricultura paulista e no fomento às novas tecnologias do setor.

As ações envolvem a jornada regional de exposições e seminários intitulada “Contribuição da Colônia Japonesa na Agricultura Paulista”, que ocorrerá nos 15 pólos regionais de pesquisa espalhados pelo Estado. Os pólos são áreas da Secretaria dedicadas à pesquisa agropecuária, à adaptação e transferência de tecnologia ao produtor, espalhadas nos principais municípios-sede de cada região.  

O projeto, previsto para os meses entre março e outubro, utilizará espaços nos eventos e feiras agropecuárias com kits-cenários demonstrativos e palestras técnicas. A estimativa é atingir um público de 7,5 milhões de pessoas.

Também haverá uma exposição comemorativa dos cem anos da imigração japonesa no Museu de Pesca de Santos, entre os meses de abril e novembro, mostrando as atividades do setor pesqueiro e a cultura daquele país.

Diversos órgãos estaduais estão envolvidos nas festividades, entre eles, as secretarias da Casa Civil, Cultura, Desenvolvimento, Educação, Esporte, Lazer e Turismo, Meio Ambiente, Relações Institucionais (Memorial da América Latina), Saúde e Ensino Superior – Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O centenário da imigração japonesa tem como marco a chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, em 18 de junho de 1908, trazendo as primeiras 165 famílias do Japão para trabalhar nos cafezais do oeste paulista. Até 1940, cerca de 180 mil japoneses já haviam saído do país natal para trabalharem no Brasil.

Da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento

(C.C.)