Celular auxilia CPTM a expandir segurança do sistema

Usuário pode denunciar práticas ilegais dentro dos trens e nas estações da companhia

seg, 10/08/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

Atualizado às 17h

Um serviço criado pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está ajudando a empresa a combater práticas ilícitas e irregularidades e até evitar crimes dentro das estações do sistema ferroviário. O SMS-Denúncia é um meio de comunicação que permite ao passageiro avisar sobre qualquer suspeita de ilegalidade dentro do trem ou nos pontos de parada.

Em funcionamento desde novembro de 2008, o serviço já recebeu 1,2 mil mensagens – uma média de quase cinco por dia. A ajuda dos cidadãos à segurança no sistema se consolidou como uma importante contribuição no combate a irregularidades e delitos nas estações e trens. Só no último mês de junho, a Central de Monitoramento da Segurança da empresa recebeu 190 mensagens SMS.

O serviço funciona 24 horas por dia pelo telefone 7150-4949 e garante o anonimato. Além de ser mais um veículo de comunicação entre o órgão e o usuário, o serviço estimula o combate ao uso e ao tráfico de drogas, comércio ilegal, pregação religiosa, vandalismo, entre outros crimes.

Para realizar uma denúncia, basta enviar uma mensagem por celular para o número do serviço e fornecer informações relativas ao suspeito. Vale descrever as características físicas do infrator, a linha de trem que utilizava, o número do carro da ocorrência (localizado na parte externa e interna do vagão) e a próxima estação em que o trem fará a parada. A mensagem é recebida diretamente pela Central de Monitoramento da Segurança, que mobiliza os agentes mais próximos do local para ação imediata, caso seja necessário.

Além do celular, o usuário da CPTM pode denunciar práticas ilegais por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAL). O telefone é 0800-055-0121 e funciona de segunda a sexta-feira das 5h às 22h, e aos sábados, das 6h às 18h.

Serviço
SMS-Denúncia da CPTM
Número para envio
: 7150-4949
Horário: 24h
Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800-055-0121 (segunda a sexta-feira, das 5h às 22h e aos sábados, das 6h às 18h).

Da CPTM