CELs utilizarão jornal “El País” para ensinar espanhol

As notícias publicadas pelo diário serão utilizadas como ferramenta pedagógica

seg, 03/05/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

Exemplares do diário espanhol “El País” serão utilizados nos CELs (Centros de Estudos de Línguas) da rede estadual de ensino como ferramenta no aprendizado da língua espanhola. A proposta faz parte do projeto “El País nas Escolas”, que começa a ser implementado neste mês nos CELs de todo o Estado. No total, mais de 40 mil alunos inscritos para o curso de espanhol neste primeiro semestre de 2010 terão acesso à novidade.

A partir deste mês, às terças-feiras, os CELs receberão exemplares do diário, referentes à edição do domingo anterior. A cada semana, serão entregues cerca de quatro mil exemplares, sendo um para cada 10 alunos. A aquisição dos jornais representa um investimento de R$ 690.336 por parte da Secretaria da Educação.

O projeto vai até novembro deste ano. Ao final, haverá um concurso em que os alunos deverão produzir um tablóide com notícias de sua região, em espanhol. O melhor trabalho será premiado com a publicação do material produzido.

CELs

Atualmente, a Secretaria mantém 96 Centros de Estudos de Línguas no Estado, sendo 20 no município de São Paulo, 16 na Região Metropolitana e 60 em cidades do interior. Em 2009, mais de 52 mil alunos estudaram nos CELs, em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês. Em 2010 também foi inserido na grade o curso de inglês.

Da Secretaria da Educação