CELs de José Bonifácio e Mirassol têm matrículas abertas até o dia 19

Unidades abrirão 700 novas vagas para 2012 nos cursos de inglês, espanhol, francês e italiano

qui, 08/12/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Os Centros de Estudos de Línguas (CELs) de José Bonifácio e Mirassol, na região de São José Rio Preto, estão com matrículas abertas para os estudantes interessados em frequentar os cursos de espanhol, inglês, francês e italiano no ano letivo de 2012. Ao todo, as duas unidades oferecerão 700 novas vagas.

O CEL localizado na Escola Estadual Severino Reino, em José Bonifácio, efetuará as rematrículas dos estudantes até o próximo dia 19. O prazo também é válido para os interessados em dar início às aulas de idiomas no próximo ano. Serão 180 novas vagas para os cursos de espanhol e 120 para inglês. No total, a unidade possui 754 alunos.

No município de Mirassol, o CEL da Escola Estadual Genaro Domarco oferecerá 400 novas vagas distribuídas entre os cursos de espanhol (200), inglês (120), italiano (40) e francês (40). O prazo para matrícula e rematrícula vai até o próximo sábado (10/12). Atualmente, a unidade atende a 800 estudantes nas aulas de espanhol (400 vagas), inglês (240), francês (80) e italiano (80).

Centros de Estudos de Línguas

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

“Aprender um segundo idioma é fundamental para a formação do estudante. Esta é uma importante iniciativa da Secretaria”, disse o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Em todo o estado há 144 CELs em funcionamento e 106 em fase de implantação, totalizando 250 unidades. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.

No total, são atendidos hoje cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CEL em 2010). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 60 horas de aula cada, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com um total de 480 horas.

Da Secretaria da Educação