CEIB forma 39 bombeiros em Franco da Rocha

Escola é a maior da América Latina

sáb, 30/08/2008 - 18h33 | Do Portal do Governo

Acordar e não saber com qual situação irá se deparar; enfrentar o medo e a ansiedade dia após dia; deixar família e amigos em casa com o desejo simples de voltar são e salvo e com a missão cumprida. Assim é a vida e a vontade de muitos homens e mulheres, oficiais ou não, que prestam o concurso para ser bombeiro. E, na manhã da sexta-feira, 29, o Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros (CEIB), localizado na Rodovia Prefeito Luiz Salomão Chamma, em Franco da Rocha, foi palco de mais uma formatura: 39 novos bombeiros passam a aplicar seus conhecimentos, garra e energia para atender a sociedade.

O CEIB de Franco da Rocha é a maior escola de formação da América Latina – são 51 mil m² de área construída, de um total de 109 hectares, rodeado de muito verde e ar puro, nas proximidades da represa de Mairiporã, na Grande São Paulo. Lá são ministrados cursos de combate e prevenção a incêndios, salvamento terrestre e aquático, pronto-socorrismo, defesa civil e meio ambiente, entre outros. Todas as etapas, da teoria à prática, foram vencidas pelos 39 formandos, que aguardavam, com ansiedade, pela formatura. A cerimônia começou às 10 horas, com demonstrações técnicas de rapel, assistida com muita curiosidade pelos convidados – familiares e amigos dos formandos, e autoridades policiais, entre elas o secretário adjunto da Segurança Pública, Guilherme Bueno de Camargo.

Primeira colocada no curso, a 2ª tenente Cintia Camargo Nardy de Freitas, uma das nove mulheres da nova turma, descreveu o momento: “É um orgulho muito grande ser a primeira colocada num universo predominantemente masculino; isso quer dizer que as mulheres também podem. Para chegar até aqui foi preciso muito treinamento físico e muito estudo”. Mas não eram somente os formandos que estavam eufóricos e emocionados. Ana Aparecida Cotrim Monroe, mãe do 2º tenente Michel Monroe, viu um sonho realizado: “Quando ele entrou para a Academia do Barro Branco já pensava em ser bombeiro. Aliás, era tudo o que ele queria desde pequeno”, conta, com a voz embargada.

Autoridades reforçam a responsabilidade

Escolhido como paraninfo da cerimônia por ter batalhado o patrocínio da Fundação de Ensino Inaciana “Padre Sabóia de Medeiros” (FEI) para as aulas de engenharia, o tenente-coronel Ivan Mano Neves falou sobre a importância de exercer esta nova responsabilidade com sentido, ética e seriedade. E confidenciou que a escolha como paraninfo foi a maior distinção de sua carreira: “Foi uma grata surpresa e fiquei muito satisfeito. Eles são os futuros comandantes do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo”.

Para o tenente-coronel Alexandre Reis, comandante do CEIB, todos os professores se esmeram ao máximo para dar os conhecimentos necessários para a atuação dos futuros bombeiros na sociedade. “É uma emoção muito grande entregar os oficiais que vão comandar os postos de bombeiros do nosso Estado todo; que estarão em contato direto com a população e atendendo as suas necessidades”, argumentou Reis.

O coronel Roberto Antonio Diniz, comandante geral da Polícia Militar, enfatizou a importância da voluntariedade para ingressar na PM; e reforçou o empenho e a dedicação necessários para ser um bombeiro. “Desejo sucesso e que todos sempre honrem a corporação para continuarmos o excelente trabalho que prestamos”, complementou.

Homenagens

A solenidade foi marcada por várias homenagens. A primeira delas foi a entrega de mimos para os três primeiros colocados: a 2ª tenente Cíntia Camargo Nardy de Freitas; o 2º tenente Leandro Vieira da Hora; e a 2ª tenente Karina Paula Moreira. Depois, os 39 formandos receberam brevês e capacetes, e prosseguiram a solenidade homenageando o paraninfo, tenente-coronel Ivan Mano Neves; e os instrutores: o capitão Edernald Arrison de Souza, comandante da 2ª Cia. de Ensino; o capitão Edison Ramos de Quadros, comandante da 1ª Cia. de Ensino; o 1º tenente Carlos Roberto Rodrigues, coordenador do curso; o 2º sargento José Maria Ferreira, o 2º sargento Francisco de Assis Medeiros, e o 3º sargento Adelson de Lima, todos do CEIB.

Batizados com água

Após as homenagens e entregas de brevês, os formandos foram batizados oficialmente. Eles formaram uma roda e foram completamente molhados com os jatos de água das mangueiras de um dos carros da corporação. O batismo foi acompanhado pelos familiares que não se importaram em posar para as fotos ao lado dos novos bombeiros, totalmente molhados.

Jennifer Arrivabem

Secretaria de Segurança Pública

(I.P.)