CeBIT gera novos projetos para o Estado de São Paulo

Investe SP encerra participação na maior feira de TIC do mundo com balanço positivo

sex, 09/03/2012 - 13h45 | Do Portal do Governo

A Investe SP participou este ano da CeBIT, maior feira de tecnologia da informação e comunicação do mundo, com o objetivo de buscar novas empresas do setor de TIC (tecnologias de informação e comunicação) para se instalar no Estado de São Paulo.

A equipe da agência paulista presente nos cinco dias de feira realizada em Hannover, Alemanha, prospectou centenas de empresas de várias partes do mundo. Do total de empresários contatados, 30% manifestaram interesse em investir em São Paulo. “A CeBIT serviu para fazer o primeiro contato com o investidor. Agora vamos continuar o trabalho na Investe São Paulo e trazer essas empresas para o Estado”, disse o gerente de Prospecção de Negócios, Renato de Barros Silva.

O presidente da Eccox, Mauricio da Costa e Silva, empresa que produz soluções em TI, na cidade de Barueri, também está com um estande na Cebit 2012. Silva falou sobe a participação da Investe SP na feira. “Uma iniciativa muito positiva. Temos que ampliar cada vez mais o investimento das empresas estrangeiras em São Paulo e o Governo do Estado está fazendo um trabalho excelente na feira”, disse o presidente da Eccox.

A participação paulista na CeBIT também foi recorde este ano. Das 80 empresas brasileiras, 15 são de São Paulo. Entre elas está a paulista STA Holding, que logo no inicio da feira vendeu para a espanhola BTG uma plataforma SAT (Sales Administration Tool), ferramenta que consolida análises financeiras, no valor de US$ 250 mil.

Para o diretor de Capacitação e Inovação da Softex, John Forman, o crescimento das empresas na feira deste ano se deve ao Brasil ser o país parceiro da CeBIT 2012 e essa visibilidade gerou resultados positivos. “A imensa maioria dos empresários está satisfeita, fizeram contatos relevantes. Mais de uma empresa está indo para outro país da Europa para continuar uma negociação que começou na feira”, destacou.

Além das empresas, outras 50 instituições fizeram parte da delegação brasileira. “Foi bom ter a Investe SP aqui. São Paulo já tem um grande polo de empresas alemãs e é importante reforçar isso”, afirmou. O Estado de São Paulo concentra 800 das 1.300 empresas alemãs no Brasil.

A CeBIT contou neste ano com cerca de 4.200 expositores de 70 países, com estimativa de 350 mil visitantes ao longo do evento. A participação brasileira na feira foi coordenada pela Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), e tem o apoio do governo federal, BNDES, Hannover Fairs do Brasil – subsidiária da Deutsche Messe no País, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Embratur.

Da Investe SP