CDHU vai construir moradias adequadas a pessoas com deficiência

É o que prevê protocolo assinado pelas secretarias da Habitação e dos Direitos da Pessoa com Deficiência

sáb, 29/03/2008 - 15h49 | Do Portal do Governo

Um dos primeiros atos assinados pela médica Linamara Rizzo Battistela, empossada na queinta-feira, 27, pelo governador José Serra, como titular da recém-criada  Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi um Protocolo de Intenções entre a nova Pasta, a Secretaria Estadual de Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea) para a construção de conjuntos habitacionais adequados à esse segmento da sociedade.

 A nova secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência assinou o documento com o secretário da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, com o diretor técnico da companhia, João Abukater, e com o presidente da Asbea, Ronaldo Rezende, oficializando a “combinação de esforços, conhecimentos técnicos, científicos e metodológicos” para a construção de conjuntos ideais para portadores de deficiência e para pessoas idosas.

Os projetos dsses conjuntos, segundo explicou o secretário Lair Krähenbühl, devem possuir características especiais que vão desde a acessibilidade no entorno dos edificíos ou das casas até a largura das portas adequadas à cadeiras de rodas, equipamentos no banheiro, na cozinha, além de uma série de outros recursos cuja implantação já está sendo estudada pelos técnicos. Também a inclusão de um terceiro dormitório em metade das unidades habitacionais da CDHU, determinada pelo secretário na atual gestão,  vem ao encontro das necessidades de famílias que têm um de seus membros pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência.

Para a secretária Linamara Battistella,  a cooperação com a secretaria da Habitação, com a CDHU e com a Asbea, estabelecida já em seu primeiro dia de gestão à frente da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, marca uma nova fase no atendimento da questão no Estado. “ O significado disso é que só uma sociedade acessível garante  cidadania. O primeiro passo para a gente construir uma sociedade com cidadania e uma cidade acessível é uma moradia. A moradia é o espaço privilegiado, onde a família fortalece os valores, mantém a educação e atende os desejos daquele grupo de pessoas. A moradia, portanto,  precisa privilegiar os diferentes”, afirmou.

A secretária Linamara Battistella disse ainda que o protocolo de intenções ontem firmado é reflexo da maturidade do Governo do Estado para promover uma grande mudança na questão do atendimento às pessoas com deficiência. “Agora  nós vamos dar de presente para a população de São Paulo unidades da CDHU com três dormitórios, perfeitamente adequadas às  necessidades dos deficientes. Ali essas pessoas e toda sua família poderão desfrutar de mais conforto, de mais igualdade e portanto, de mais justiça social”.Da Secretaria de Habitação

(I.P.)