CDHU vai construir mais de 6 mil moradias na região Sudoeste

Unidades serão para atender as famílias de baixa renda e as que vivem em área de risco

sáb, 15/10/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Mais de seis mil moradias da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) serão construídas na região Sudoeste do Estado de São Paulo, para atender as famílias de baixa renda e as que moram em área de risco, segundo informação do secretário estadual da Habitação, Silvio Torres,durante o Governo Presente, realizado na última sexta-feira, 7, em Itapeva. Do total, 1.285 unidades já estão em produção e outras 4.833 estão programadas para os próximos anos.

O secretário estadual disse que as unidades programadas serão executadas mediante apresentação de terrenos por parte dos municípios. “As prefeituras têm que apresentar áreas adequadas, atendendo as normas técnicas da CDHU, para a execução da obra”, informou Torres, acrescentando que a maioria dos empreendimentos será executada na modalidade Administração Direta, quando a prefeitura fará a licitação e gerenciará a obra, com recursos repassados pela CDHU.

Durante o evento, o secretário Silvio Torres atendeu 28 prefeitos da região Sudoeste. Eles falaram sobre demanda habitacional, área de risco, regularização fundiária, bem como da Agência Paulista da Habitação Social Casa Paulista, lançada recentemente pelo governo estadual. Torres afirmou que a proposta é construir, nos próximos quatro anos, 150 mil novas moradias para atender, em especial, famílias em área de risco e as que ganham até cinco salários. Ele também falou das ações de urbanização de favelas que se pretendem implementar no mesmo período.

O secretário destacou também os novos programas lançados através da Casa Paulista, visando à ampliação de ofertas de moradias populares no Estado de São Paulo. Exemplificou o programa destinado exclusivamente para o servidor público estadual, dos lotes urbanizados, do Microcrédito Banco do Povo, das Parcerias Público-Privadas e da parceria com o Governo Federal, que será selada até o final deste ano.

Além das novas moradias, Silvio Torres informou que 22 municípios da região estão conveniados ao Programa Cidade Legal para a regularização de18.183 unidades habitacionais.

Da Secretaria da Habitação