CDHU treina agentes sociais para o Programa Parceria com Municípios

O objetivo é capacitar técnicos das prefeituras que vão acompanhar e orientar a população

qua, 26/11/2008 - 15h09 | Do Portal do Governo

Começa nesta quarta-feira, 26, o “6º Curso para Agentes Sociais de Habitação das Prefeituras Parceiras”, promovido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em Águas de São Pedro. O evento, que acontece até sexta-feira, 28, no Hotel Portal das Águas, Rua Maximiano Santin, 120, Centro, conta com a participação de 44 técnicos municipais. O objetivo é capacitar técnicos das prefeituras que vão acompanhar e orientar a população desde o início das obras dos conjuntos habitacionais da Companhia até após a ocupação dos imóveis.

Os agentes foram indicados por 31 prefeituras (veja relação abaixo) que participam do Programa Parceria com Municípios (PPM), desenvolvido pela CDHU. Os técnicos serão capacitados para desenvolver o Plano de Trabalho de Organização Social, voltado ao acompanhamento das famílias beneficiárias. O papel do agente social é abrangente. Ele começa com o trabalho de orientação já na fase de seleção das famílias, explicando critérios de atendimento, documentação exigida, direitos e deveres dos beneficiários. O trabalho prossegue durante a fase de construção, especialmente nos empreendimentos edificados em regime de mutirão, e após a entrega do conjunto.

O agente social também é o interlocutor entre a CDHU e a população. Com apoio da Companhia, que desenvolve material didático dirigido aos mutuários, ele deve diagnosticar o entorno do bairro, não somente para levantar as condições de equipamentos e serviços públicos, como escolas e postos de saúde, mas também para conhecer a realidade social, econômica e ambiental, detectar possíveis carências e potencialidades, antever problemas e buscar soluções, articular-se com entidades públicas ou privadas no intuito de viabilizar parcerias que proporcionem melhorias à comunidade. Todos esses indicadores serão úteis para um planejamento integrado da implantação de empreendimentos, áreas verde, de lazer, centros comerciais e outros equipamentos sociais.

O primeiro curso de formação de agente social foi ministrado em abril deste ano, na cidade de Bauru. Na seqüência, foram realizados encontros em Marília, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Sorocaba. Com este 6º curso, a CDHU completa o atendimento a todos os 180 empreendimentos no Estado viabilizados atualmente pelo PPM.

Lançado pela CDHU em 2007, o Programa de Parceria com Municípios ampliou o investimento do Estado nos programas de moradia social. Para auxiliar ainda mais as prefeituras, o governo paulista assumiu a infra-estrutura dos conjuntos, antes responsabilidade municipal. Em contrapartida, as prefeituras investem em projetos de organização condominial, capacitação profissional e educação ambiental.

Confira os municípios que participam do “6º Curso para Agentes Sociais de Habitação das Prefeituras Parceiras”, em Águas de São Pedro: Águas da Prata, Amparo, Avaré, Bragança Paulista, Cachoeira Paulista, Campinas do Monte Alegre, Cananéia, Capivari, Caraguatatuba, Conchas, Hortolândia, Indaiatuba, Itobi, Itu, Lagoinha, Lavrinhas, Limeira, Meridiano, Palmital, Panorama, Pedreira, Rio das Pedras, Roseira, Santa Branca, Santos, São José dos Campos, São Miguel Arcanjo, Tapiratiba, Tremembé, Valinhos e Votuporanga.

Da Secretaria da Habitação/CDHU