CDHU terá ajuda de advogados para combater inadimplência

Secretário da Habitação Lair Krähenbühl assinou contrato com 50 empresas jurídicas para negociar débito com mutuários inadimplentes

sex, 04/04/2008 - 8h09 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) firmou parceria  com  escritórios  de  advocacia  de todo o Estado para agilizar a cobrança de prestações em atraso. O secretário da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, assinou, nesta quinta-feira, 3, contrato com 50 empresas jurídicas para otimizar o processo de regularização de dívida dos mutuários inadimplentes  e recuperar o crédito para investimento em novas moradias.

Oevento  teve  a  presença  da  superintendente  jurídica  da  CDHU, Rosália Bardaro, e do diretor administrativo-financeiro, Manoel de Jesus Gonçalves. As  empresas, sediadas em diferentes cidades do interior paulista, têm a missão de adotar todas as medidas legais para renegociar as dívidas a favor da  CDHU.  Sob  a  supervisão  do  departamento  jurídico  da Companhia, os escritórios  vão  encaminhar  notificações  judiciais e, quando for o caso, promover  processos  para acionar legalmente os mutuários que estiverem com prestações atrasadas. No próximo dia 17, haverá uma reunião técnica entre a Companhia e todos o escritórios.

O  secretário  Lair  Krähenbühl disse que a parceria com a sociedade dos advogados  é  imprescindível  devido  à  atuação em larga escala da CDHU no Estado.  Com  cerca  de  20%  da  carteira  em situação de inadimplência, a Companhia  quer  recuperar o crédito para revertê-lo em novas moradias. “Os recursos  resgatados  com  o  fim  da inadimplência serão revertidos para a construção  de mais habitações para a população que necessita”, afirmou. De acordo  com  o  secretário,  a  força  da iniciativa privada vai otimizar o levantamento  desses  recursos.  “As empresas contratadas devem obter êxito técnico e financeiro”, completou.

A  superintendente  jurídica  da  CDHU,  Rosalia Bardaro, explicou que a  contratação  dos escritórios vai auxiliar significativamente o trabalho dos advogados da Companhia. “O corpo jurídico da CDHU é eficaz, porém restrito. Devido  ao  grande  número  de  mutuários, existe a necessidade de um apoio regional  para a regularização financeira nas cidades do interior”, afirma. Disse ainda que a CDHU vai coordenar toda a atuação dos escritórios. “Todas as  ações  serão  supervisionadas  pela  equipe  jurídica  da  CDHU. Nenhum mutuário será acionado sem a prévia aprovação da Companhia”, garantiu.

O  diretor administrativo-financeiro da CDHU, Manoel de Jesus Gonçalves, defende  que o objetivo não é punir os inadimplentes e sim trazê-los para a legalidade.  “Queremos  reverter a situação. É injusto com os mutuários que pagam  sua  prestação  em  dia que outros fiquem em débito”, disse. Segundo ele,  o  trabalho  de  gestão  dos  créditos  que é realizado na CDHU busca alavancar  a arrecadação para investir em novas moradias de qualidade e com devida  regularização. “Trabalhamos para oferecer casa própria em condições favoráveis para os que necessitam”, concluiu.

Da Secretaria da Habitação

C.M