CDHU sorteia 500 moradias em Santos nesta sexta

Participantes do sorteio foram cadastrados junto a movimentos sociais

sex, 30/01/2009 - 12h02 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) realiza nesta sexta-feira, 30 de janeiro, o sorteio de 500 apartamentos construídos no Estradão, zona noroeste de Santos. O evento será às 14h00, no Estádio Ulrico Mursa, localizado na Avenida Senador Pinheiro Machado, nº. 240, Marapé. O secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, e o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, estarão presentes.

As famílias que participarão do sorteio foram selecionadas com base no recadastramento da demanda dos movimentos, associações e cooperativas santistas, realizado pelo Conselho Municipal de Habitação de Santos. As listas com as entidades e os nomes de todas as pessoas foram publicadas no Diário Oficial do Município em 27 de abril de 2007 e 29 de julho de 2008.

As famílias que constavam dessas listas foram convocadas a apresentar documentos e confirmar seu interesse nos imóveis. Entre os 1.510 convocados, 1.290 efetivaram sua inscrição para participar do sorteio amanhã. Do total de unidades, 7% estão reservadas para pessoas com deficiência, 5% para idosos e 4% para policiais.

Quem se inscreveu deve comparecer ao estádio para depositar na urna a senha entregue na quinta-feira, 28 de janeiro. Os sorteados serão convocados para fazer a habilitação entre os dias 7 de fevereiro e 1º de março de 2009, no Escritório Regional da CDHU em Santos, na Rua Júlio Conceição, 259, Vila Mathias. Na ocasião, deverão apresentar documentos que comprovem os requisitos exigidos pela CDHU para participar do programa.

Com 44,89 m² de área útil, os apartamentos têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. A CDHU está investindo R$ 18,8 milhões na edificação dos prédios, localizados na Avenida Eng. Manoel Ferramenta Jr., s/nº. O conjunto é viabilizado pelo Programa Parceria com Municípios, na modalidade Empreitada Global. A prefeitura santista doou o terreno e está executando os serviços de paisagismo e parte da infra-estrutura condominial. Coube à CDHU contratar uma empresa, por meio de licitação, para executar as edificações e o restante da infra-estrutura.

Os programas de moradia de interesse social do Governo do Estado atendem à população com renda mensal entre um e dez salários mínimos, priorizando famílias que recebam no máximo três. Entre os 1.290 inscritos para o sorteio de amanhã em Santos, 80% têm renda de até três salários. Além das exigências relacionadas à renda, é preciso residir ou trabalhar no município há pelo menos três anos, não possuir imóvel nem financiamento habitacional. O prazo para quitação é de até 25 anos e as prestações, subsidiadas pelo governo estadual, são calculadas de acordo com os rendimentos de cada família. Assim, as que ganham de um a três salários pagarão o equivalente a 15% da renda.

Da Secretaria da Habitação/CDHU