CDHU: Rede de Compromisso Social promove oficina de reciclagem de lixo

Evento dirigido ao público-alvo da CDHU visa despertar a consciência ambiental

seg, 11/12/2006 - 18h00 | Do Portal do Governo

 Em comemoração ao encerramento das atividades de 2006, a Rede de Compromisso Social, organizada pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil, realiza nesta terça-feira, dia 12, a oficina interativa Reciclo e Resíduos que trata sobre reciclagem de lixo. O evento acontecerá no auditório da CDHU, na rua Boa Vista, 170, Centro, das 9 às 12 horas.

A oficina será desenvolvida a partir da exibição do vídeo “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado, que fala sobre os problemas sociais e ambientais. O objetivo é estimular a reflexão e a discussão sobre o impacto da produção excessiva de resíduos no meio ambiente e sobre a reciclagem de lixo.

Essa atividade já é promovida diariamente por educadores e monitores no Centro Cultural Banco do Brasil para os interessados em arte e meio ambiente. Agora, será  ministrada para lideranças de associações de moradores e voluntários da Rede de Compromisso Social. A idéia é capacitar esses líderes para que possam multiplicar o trabalho em suas respectivas comunidades.

A CDHU atende famílias de baixa renda cujas necessidades vão além da aquisição da casa própria. Por isso, a Rede de Compromisso Social trabalha ativamente para viabilizar projetos culturais e sociais que promovam cidadania aos mutuários da CDHU. Criada há seis anos, a Rede envolve parceiros privados, instituições públicas e do terceiro setor. O objetivo é levar projetos sociais e educativos que atendam às necessidades dos moradores, desde os mais simples como campanhas de doação de livros e atividades esportivas, até os mais complexos como a instalação de padarias artesanais, construção de escolas, creches e outros equipamentos sociais. A iniciativa colabora para inclusão social dos moradores dos conjuntos habitacionais da Companhia.

Prêmio Mário Covas 2006 – No final de novembro, a Rede de Compromisso Social recebeu menção honrosa da  organização do Prêmio Mário Covas 2006. O projeto, desenvolvido pela CDHU, concorreu com mais 53 participantes inscritos na categoria Atendimento ao Cidadão. A Rede ficou entre 16 finalistas e foi agraciada com a menção honrosa.

Carlos Velame

Da CDHU