CDHU: Projeto Amigos da Praça é lançado na zona Leste da Capital

Proposta é fazer com que a população se envolva nos trabalhos de urbanização da área

seg, 07/08/2006 - 19h28 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) lançou no sábado, 5/8, o projeto “Amigos da Praça”, em União de Vila Nova, zona Leste da Capital. O local escolhido foi a praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida, que faz parte das obras de urbanização do Projeto Pantanal, realizado pela Companhia na região.

Com o projeto “Amigos da Praça”, a CDHU pretende envolver os jovens e moradores do bairro nas obras de urbanização e na manutenção da praça para estimular o uso e aproveitamento do espaço pela comunidade. O programa tem como base os valores culturais da população, utilizados para resgatar a auto-estima dos moradores.

As atividades de lançamento do “Amigos da Praça” começaram às 14 horas e se estenderam por toda a tarde de sábado, com apresentação de grupos de axé e samba e da bateria da escola de samba da comunidade, Grêmio União das Vilas.
Durante o evento, crianças, jovens e adultos pintaram tapumes que ficarão expostos no local até o término das obras na praça, que começam nesta semana com a execução de paisagismo e a construção de um coreto. Esse equipamento terá um painel contando a história da comunidade de União de Vila Nova.

Na etapa seguinte, a comunidade realizará um mutirão para pintar as fachadas das 22 casas ficam em volta da praça. Além disso, em parceria com a ONG Casa do Zezinho, os moradores participarão da confecção de mosaicos que serão usado na decoração de uma rua próxima à praça. A transformação do local em parceria com a população faz crianças, adolescentes e adultos sentirem-se parte integrante do processo.

 Projeto Pantanal – A praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida fica na área de intervenção do Projeto Pantanal, na Várzea do Tietê, que tem como finalidade promover a recuperação ambiental e urbana da região. Além de atuar na construção de moradias e de remover famílias de áreas de risco, a CDHU investe em obras de urbanização, beneficiando famílias que vivem na Vila Jacuí,  Vila Nair e União de Vila Nova. O objetivo é levar infra-estrutura e qualidade de vida para cerca de 8 mil famílias que estão no local, que será transformado em bairro.
O processo de intervenção é realizado pela CDHU em parcerias com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), a Sabesp e a Fundação para o Desenvolvimento Escolar (FDE).
Da CDHU