CDHU passa por reestruturação e Interior ganha cinco Poupatempos

Novas unidades do Poupatempo atenderão mutuários da companhia habitacional do Estado

qua, 01/08/2007 - 17h22 | Do Portal do Governo

O governo do Estado anunciou nesta quarta-feira, 1º, uma reestruturação nos escritórios regionais da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). O plano inclui a implantação de cinco novas unidades do Poupatempo no Interior, que passam a atender mutuários da companhia. As mudanças são motivadas pelo novo modelo de gestão adotado pelo governador José Serra que, entre outras iniciativas, instituiu o Programa Estadual de Desburocratização (PED).

Os escritórios regionais de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Campinas, Sorocaba, São Paulo e Santos foram mantidos e tiveram sua área de abrangência ampliada.

Bauru incorporou o atendimento dos municípios de Presidente Prudente e Marília; Araçatuba será atendida por São José do Rio Preto; Araraquara absorve a demanda de Ribeirão Preto; e a Capital incluiu Taubaté em sua área de abrangência.

Junto com essas medidas, o Secretário Estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo, anunciou a instalação de cinco novas unidades do Poupatempo nos municípios de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, Araraquara e Taubaté, que abrigarão os serviços de atendimento aos mutuários da CDHU até então realizados nos escritórios regionais da companhia, agora reestruturados. Durante a fase de transição para o novo modelo, os serviços para os mutuários ficam mantidos nos Núcleos Sociais de Atendimento, sem prejuízo aos cidadãos.

Otimização

A decisão de reestruturação dos escritórios regionais da CDHU foi tomada em conjunto pelas Secretarias da Habitação, de Gestão Pública e a de Planejamento, a fim de reduzir custos e dinamizar o atendimento à população.

Com essa medida, explicou o Secretário Estadual da Habitação e presidente da CDHU, Lair Alberto Soares Krähenbüh, “haverá uma otimização do espaço público: economia de aluguel, de conta de luz, de segurança. É o bom senso prevalecendo”.

Como frisou Sidney Beraldo, a reestruturação da CDHU faz parte de um grande processo de reestruturação, de reengenharia do Estado por determinação do governador José Serra. “Com isso, buscamos melhorar a eficiência, melhorar a qualidade dos gastos e dar mais condições para o cidadão”, afirmou ele.

Déficit habitacional

O principal argumento para a mudança elaborada pelas Secretarias é muito simples: é preciso trabalhar onde estão os problemas. Após alguns estudos técnicos, foram identificados os locais que registram os maiores déficits habitacionais no Estado e partiu-se para a adequação que agora sai do papel.

“É importante atender a demanda. É preciso cruzar o défict habitacional e onde há escritórios regionais. Não tem sentido ter escritório regional onde não existe problema latente de habitação”, observou Krähenbühl. As maiores carências estão nas regiões metropolitanas de Santos e Campinas.

A reestruturação vai permitir uma economia de R$ 311 mil reais por mês aos cofres públicos. Nos 11 escritórios regionais haverá uma nova distribuição de funções e o quadro atual vai passar de 147 para 86 funcionários.

Manoel Schlindwein