CDHU participará de seminário sobre Habitação e Movimentos Sindicais promovido pela Central Geral dos Trabalhadores do Brasil

Entidade credita à CDHU o nascimento de um modelo habitacional único que será referência na construção de moradias em todo Brasil

sáb, 13/11/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

O secretário da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, esteve reunido na quinta-feira, 11, com o presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil – Regional São Paulo (CBTG – SP), Paulo Sabóia, em São Paulo. No encontro, a entidade formalizou convite para participação da  CDHU no “1º Seminário Movimento Sindical e a Habitação Popular”, que será realizado em dezembro, em São Paulo.

Segundo Paulo Sabóia, o lançamento do Programa “Parceria com Entidades Representativas dos Trabalhadores”, da CDHU, foi um marco na história do movimento sindical brasileiro e a grande procura por parte das entidades motivou a realização do seminário. “O projeto é uma iniciativa espetacular. O seminário servirá para capacitarmos a classe trabalhadora para que ela possa  participar das questões habitacionais da melhor maneira possível, se estruturando para buscar recursos, como o FGTS, e parcerias com bancos e prefeituras”, disse. Serão convidados para o evento representantes de órgãos  públicos,urbanistas, entidades de classe e instituições ligadas ao mercado de financiamento imobiliário.

Lançado em outubro de 2010, o Programa Parceria com Entidades Representativas dos Trabalhadores da CDHU atende pessoas com renda familiar entre um e dez salários mínimos, indicadas pelas entidades selecionadas por meio de concorrência  pública. O programa prevê a construção de cinco mil imóveis até 2012, exclusivamente para os associados  das entidades participantes. Oito convênios já foram assinados e a grande procura fez com que a CDHU prorrogasse o prazo para a inscrição dos sindicatos interessados em participar por mais 60 dias.

Grande parte das moradias deverá beneficiar famílias com renda de um a três salários mínimos, aspecto destacado por Sabóia. “Verificamos que entre os  associados essa é a parcela mais carente e que realmente necessita de uma  assistência prioritária para realizar a compra da casa própria”, falou o presidente da CBTG – SP.

Um dos diferenciais do programa é a possibilidade das entidades sindicais ofertarem contrapartidas para agilizar o atendimento. Elas podem, por exemplo,  doar terrenos para a construção das unidades e até realizar obras de infraestrutura ou acrescentar melhorias nos conjuntos.

O secretário Lair Krähenbühl recebeu o convite da CBTG – SP como mais uma  resposta positiva das entidades ao programa lançado pela CDHU. “Essa é uma  ação pioneira no Brasil, que servirá de modelo para outros planos de moradia e que será inserida no texto final do Plano Estadual da Habitação”, disse o secretário.

Cada órgão envolvido na parceria desempenha funções distintas no programa. A CDHU é a responsável pela elaboração do projeto, contratação da construtora e comercialização das unidades, entre outras atribuições. Às entidades cabe a indicação das famílias beneficiárias, apoio no trabalho técnico-social como qualificação educacional e gestão condominial, e o aporte   de contrapartidas, quando houver, entre outras. As centrais sindicais acompanham todas as etapas.

Da CDHU