CDHU participa de treinamento sobre aquecimento solar

Novos imóveis da Companhia em todo o Estado terão equipamento para aquecimento da água do chuveiro

sáb, 14/02/2009 - 13h20 | Do Portal do Governo

Técnicos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) participaram na quinta-feira, 12, de um treinamento prático sobre a implantação de aquecedores solares para água do chuveiro em habitações populares. O seminário aconteceu em Bebedouro, no Distrito de Botafogo, em um empreendimento da Companhia em construção.

A aula foi ministrada pelo engenheiro mecânico e consultor de eficiência energética, Fernando Moana. O consultor apresentou o princípio básico de funcionamento do sistema e ainda mostrou como o equipamento deve ser manuseado durante a instalação. Os equipamentos foram doados pela Heliotek Máquinas e Equipamentos Ltda.

Para o líder de obras do Escritório Regional de São José do Rio Preto, Osvaldo Padilha Junior, a visualização da instalação tem um aspecto muito importante. “No momento da execução dos trabalhos encontramos dificuldades não previstas na teoria. A abordagem permitiu conhecer detalhes que vão ajudar no cotidiano”, explicou.

O sistema de aquecimento solar, uma das tecnologias incorporada pelo novo padrão de construção da CDHU, reduz o gasto com energia elétrica na medida em que diminui seu consumo. A preocupação é edificar conjuntos ecologicamente sustentáveis e garantir mais segurança e conforto aos moradores. Outras melhorias desse modelo construtivo são imóveis com três dormitórios, azulejos na cozinha e no banheiro, revestimento nos pisos de todos os cômodos, pé-direito ampliado de 2,4 para 2,6 metros, abrigo para botijão de gás e muro divisório entre os lotes.

Da Secretaria da Habitação/CDHU